sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Casos de dengue sobem 109% em 2010, para 108,6 mil registros



O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (26) que o número de casos de dengue registrados no país neste ano, entre 1o. de janeiro e 13 de fevereiro, somaram 108,64 mil registros, o que significa um crescimento de 109% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram detectados 51,87 mil casos no país.

O coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, negou que haja uma epidemia da doença no país - que se caracteriza pelo aparecimento de casos em todos os municípios do Brasil. Ele não afastou, porém, a possibilidade da eclosão de uma epidemia de dengue neste ano. "Existe o risco", afirmou a jornalistas.

Razões do aumento

Segundo Giovanini Coelho, algumas variáveis podem explicar a elevação no número de casos registrados no país, como o alto volume de chuvas e, também, as altas temperaturas registradas.

Ele admitiu, entretanto, que esse crescimento de casos é um dado que "preocupa" o governo. "Por isso, temos que intensificar as ações de combate à doença e alertar a população e os gestores", disse Coelho.

"A população tem de cuidar sempre dentro de seus ambientes domésticos e evitar o acúmulo de água parada. Também tem de proteger os depósitos de água existentes. São medidas universais", acrescentou o coordenador do Programa de Dengue.

Número de mortes cai

Apesar do forte aumento de mais de 100% no número de casos detectados nas seis primeiras semanas deste ano, o Ministério da Saúde informou que o número de mortes decorrentes da doença caiu em 2010. Na parcial deste ano, até 13 de fevereiro, foram registradas 21 mortes, contra 31 óbitos em igual período de 2009. "O número de óbitos pode sofrer alterações, uma vez que todas as mortes por suspeita de dengue são submetidas a investigação laboratorial", informou o governo.

Retorno do sorotipo DEN-1

De acordo com o Ministério da Saúde, outro fator que tem contribuído para o aumento no número de casos de dengue neste ano é a circulação do sorotipo viral conhecido como "DEN-1", que circulou com maior intensidade na década de 90.

De acordo com o governo, esse sorotipo viral voltou a predominar em alguns estados, e é um fator que pode contribuiu para que se estabeleça uma epidemia da doença no Brasil. De acordo com Coelho, do Ministério da Saúde, todas as epidemias que já existiram se deveram ao aparecimento de um novo sorotipo, ou ao retorno de um sorotipo viral que não circulava há muito tempo.

"Há um contingente muito grande de pessoas que não estão imunizadas contra o sorotipo DEN-1, em especial crianças e adolescentes", disse Giovanini Coelho. O Ministério da Saúde informou que já alertou a todas unidades da federação sobre o retorno desse sorotipo.

Concentração em cinco estados

Dados do governo mostram ainda que cinco estados concentram "alta incidência" de registros da doença, com 77,11 mil notificações registradas, ou seja, 71% das detecções. São eles: Rondônia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Acre.

Segundo o Ministério da Saúde, 34% das notificações concentram-se em cinco municípios: Campo Grande (MS), com 12,7 mil casos detectados; Goiânia (GO), com 12,31 mil registros; Aparecida de Goiânia (GO), com 3,28 mil casos; Rio Branco (AC), com 5,05 mil registros; e Porto Velho (RO), com a detecção de 3,41 mil pessoas infectadas.

Fonte: Alexandro Martello/G1-Brasília

Chuvas provocam 12 deslizamentos e desabrigam 74 famílias em Cubatão, que está em nível de atenção


Choveu 40,9% a mais, em 24 horas, do que em todo o resto de fevereiro no Posto da Casa 8. Prefeitura recolhe donativos. Prefeita Marcia Rosa determina providências imediatas

Assim como as demais cidades da região, Cubatão também sofreu com as fortes chuvas que vêm caindo desde o início da noite de quarta-feira, dia 24. O ponto alto foi às 1h49 desta quinta-feira, com a maré marcando um pico de 1.6 metros, o que prejudicou a vazão das águas da chuva e provocou inundações em vários pontos da cidade, desalojando 74 famílias, sendo 40 do Sítio Novo/Vila Esperança, e 34 do Bairro Pilões. Também foram registrados 12 deslizamentos de terra: em oito pontos do Grotão, atingindo três residências; dois deslizamentos na Cota 200 e outros dois deslizamentos na Cota 95. Com estes fatos, a partir das 8h30, Cubatão decretou Nível de Atenção.

Conforme levantamento feito pela Comissão Municipal de Defesa Civil, o índice pluviométrico nas últimas 24 horas chegou a 113,4 milímetros no Posto da Casa 8, no alto da Serra. Isto representa 40,9% a mais do que durante todo o mês de fevereiro na mesma região.

“Essas famílias já estão sendo atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que já garantiu o almoço e a janta para todos, além de um 'kit alimento' para cada família atingida”, informou a titular dessa pasta, Erenita Maria Barbosa, que acompanhou todo o trabalho de atendimento às vítimas das enchentes.

No Sítio Novo a água chegou a mais de um metro de altura, durante a madrugada, invadindo várias casas da Rua Frei Damião, Caminho do Papa, Caminho São Jorge. Técnicos da Comdec que foram ao local providenciaram a retirada de 40 famílias que tiveram seus pertences perdidos durante a cheia. “Esse pessoal está alojado em casa de familiares e amigos, até que a água baixe e seja feita nova avaliação das casas”, afirmou o coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil, José Antonio dos Santos.

Manifestação - Ainda durante a madrugada, alguns moradores do núcleo habitacional fizeram uma manifestação, impedindo o trânsito pela Avenida Principal, com pneus e móveis atingidos pelas chuvas, aos quais atearam fogo. “A situação foi controlada imediatamente com a chegada da polícia militar e do corpo de bombeiros”, afirmou o presidente da Sociedade de Melhoramentos do núcleo, Gelson Almeida da Rocha, que elogiou a atuação dos militares.

O material foi retirado ainda no período da manhã por funcionários da Divisão de Limpeza Urbana, utilizando um trator e um caminhão com caçamba. Acompanhando a desobstrução da via pública, o montador de andaimes Eduardo Limão dos Santos, que mora na Rua Frei Damião, disse que sua casa quase ficou submersa. “Perdi quase tudo que tinha em casa, minha cama, os colchões, sofá, estante e a impressora. Vai ser difícil recuperar tudo”, lamentou o morador.

No núcleo Pilões, onde o Rio Pilões/Cubatão transbordou, invadindo várias casas, 34 moradores foram alojados no Centro Comunitário do bairro. Também o Rio Perequê transbordou e as águas entraram cerca de 20 centímetros na casa onde funciona o setor administrativo do Parque Ecológico. A Avenida Tancredo Neves e a Vila São José também tiveram alguns pontos alagados, assim como várias ruas da Vila Nova, Jardim Costa e Silva, Ilha Caraguatá, Vila Nova e outros locais do município.

A pista da Via Anchieta, sentido Santos, também foi atingida pelas chuvas, alagando o leito da via na altura do Jardim Casqueiro. Também nesta região, o acesso ao viaduto 31 de Março foi prejudicado, formando enormes congestionamentos em suas alças de acesso.

Prefeita em Pilões – No início da tarde, a prefeita Marcia Rosa foi ao núcleo Pilões, para verificar a situação dos moradores do núcleo, com os quais se reuniu na sede da Sociedade de Melhoramentos. Constatando as dificuldades dessa entidade, onde estão sendo abrigadas várias famílias, determinou a imediata colocação de banheiros químicos e outras melhorias, bem como que seja marcada na próxima semana uma reunião com os moradores para avaliar as necessidades.

Entendendo que "a população precisa ter respostas e o apoio das políticas públicas", a prefeita providenciou ainda para que fosse prestada ajuda emergencial imediata aos moradores abrigados, verificando ainda a possibilidade de conceder auxílio-moradia para os que não tiverem condições de permanecer em suas casas. Deixou claro ainda que considera mais importante a retirada de todas as pessoas residentes em áreas de risco, evitando situações mais graves, mesmo passando por cima de procedimentos burocráticos que possam dificultar as remoções.

Vila Esperança – Em seguida, a prefeita visitou a Vila Esperança, onde também se reuniu com moradores e determinou a remoção de um casal de idosos, com cerca de 80 anos de idade cada um, para uma casa-abrigo, como medida preventiva. Equipes da Prefeitura realizaram trabalhos de drenagem no local, que prosseguem amanhã, inclusive com a substituição de algumas redes coletoras por manilhões (com 1 metro de diâmetro), de forma a ampliar a vazão das águas pluviais. Constatou-se ainda que dois aterros particulares, irregulares, contribuíram para o alagamento no local, tomando a Prefeitura as providências para sanar o problema.

Doações – A Prefeitura está arrecadando alimentos, roupas, colchões, móveis e eletrodomésticos que possam ser doados em benefício dos desabrigados. Os donativos podem ser entregues no Centro Esportivo Humberto de Alencar Castelo Branco (Castelão), situado na Rua Embaixador Pedro de Toledo, 365, no Centro.

Fonte: Departamento de Imprensa

Pequeno Grande Talento


O jovem trompista de apenas 11 anos, foi aprovado na EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo “Tom Jobim”, uma das mais importantes do país

A vocação artística de Cubatão continua florescendo e agora, em pessoas cada vez mais jovens. Um exemplo disso é Rafael Pivato, de apenas 11 anos, que integra a Banda Marcial Infantil da cidade. O pequeno músico foi aprovado no teste e garantiu uma vaga para estudar na EMESP, Escola de Música do Estado de São Paulo “Tom Jobim”, um dos centros de aprendizagem musical mais concorridos do país. “Fiquei muito feliz em conseguir a vaga e não vejo a hora das aulas começarem”, diz Rafael, cheio de expectativas.

Fonte: Informa Cubatão/Deptº de Imprensa


 

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Brasil não será uma potência sem redução drástica da pobreza, diz Paulo Bernardo

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse hoje (25) que para o Brasil ser a quinta economia do mundo até 2030 precisa resolver o problema histórico da desigualdade social.

“O Brasil não será uma potência sem promover uma redução drástica na pobreza. Apesar de 30 milhões de pessoas deixarem a linha da pobreza, ainda temos uma das maiores disparidades do mundo”, afirmou o ministro durante palestra na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Em janeiro, a consultoria Pricewaterhousecoopers divulgou um estudo mostrando que o Brasil, em 2030, deverá ser a quinta economia mundial, após a China, os Estados Unidos, a Índia e o Japão. De acordo com o estudo, o desempenho brasileiro será melhor do que o da Alemanha, o do Reino Unido e o da França.

Sobre o superávit primário do setor público, divulgado hoje pelo Banco Central, Paulo Bernardo disse que considerou bom o resultado, mas que a meta do governo é outra. “São bons resultados, mas a nossa meta é fechar o ano com 3,3% [do PIB] e é isto que vamos perseguir", afirmou. O superávit primário acumulado em 12 meses, completados em janeiro (anualizado), atingiu 2,32% do PIB.

O ministro informou que o governo deve criar, em 30 dias, uma estrutura para cuidar especificamente da área logística. Ele não explicou se ela seria uma nova empresa, disse apenas ficará responsável por fazer a supervisão dos projetos do governo e que será ligada ao Ministério do Planejamento.

“O presidente Lula quer um reforço na área de engenharia em projetos. Precisamos produzir e executar melhor nossos projetos”, destacou.

Fonte: Lisiane Wandscheer/Agência Brasil

Confiança do consumidor piora em fevereiro



A confiança do consumidor brasileiro diminuiu em fevereiro, devido a uma piora tanto da avaliação da situação atual quanto das expectativas.

O índice de confiança da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgado nesta quarta-feira, dia 24, mostrou queda de 2,2 por cento sobre janeiro, para 110,2 pontos, com ajuste sazonal.

O componente de situação atual recuou 0,8 por cento, passando do recorde de 124,6 pontos em janeiro para 123,6 pontos. O de expectativas caiu 3 por cento, para 103 pontos, o menor patamar desde abril de 2009.

"A maior contribuição (de baixa) para o índice de confiança do consumidor no mês foi dada pelo quesito que mede a satisfação com a situação econômica local no momento. Entre janeiro e fevereiro, a proporção dos que avaliam a situação atual como boa diminuiu de 19,8 para 16,9 por cento; a dos que a julgam ruim aumentou de 26,9 para 27,1 por cento", disse a FGV em nota.

A sondagem foi feita entre 1 e 19 de fevereiro, em mais de 2 mil domicílios de sete capitais do país.

Fonte: Jornal Acontece



Adulto de 30 a 39 anos também serão vacinados contra a gripe suína


O Ministério da Saúde anunciou hoje (25) que adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos também vão receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. A campanha de imunização começa no dia 8 de março e inclui ainda profissionais de saúde da rede de atenção básica e envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e pessoas com doenças crônicas (como diabetes, obesidade, asma e cardiopatias).

De acordo com a pasta, a ampliação do público-alvo a ser imunizado antes do início do próximo inverno, em junho, representa um aumento de 30 milhões de doses da vacina, totalizando 113 milhões. Para a compra das novas doses, foram destinados R$ 300 milhões, liberados por medida provisória.

“Em novembro, quando fizemos a compra da vacina, houve um aumento de oferta no mercado internacional. Sobrou vacina e pudemos ter acesso a um número de doses maior”, explicou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “Vamos ter estoque estratégico, monitorando o que vai acontecer durante o processo para tomar outras medidas”, acrescentou.

A definição da nova faixa etária, segundo o ministério, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes, além dos que já haviam sido priorizados. A expectativa é imunizar 91 milhões de pessoas contra a doença. Parte das 113 milhões de doses será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno no país.

Confira o calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:

Profissionais de saúde e indígenas: 8 de março a 19 de março Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos: 22 de março a 2 de abril Jovens de 20 a 29 anos: 5 de abril a 23 de abril Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas: 24 de abril a 7 de maio Pessoas de 30 a 39 anos: 10 de maio a 21 de maio

Fonte: Paula Laboissère
          da Agencia Brasil - Brasília

Após mínima recorde, desemprego sobe para 7,2% em Janeiro


A taxa de desemprego voltou a subir em janeiro, para 7,2%, depois de ter alcançado, no mês anterior, o menor patamar da história, de 6,8%. É usual que a taxa de desemprego cresça em meses de janeiro, em virtude da diminuição da atividade.

Apesar da alta, a taxa segue abaixo da registrada no mesmo mês de 2009, quando ficou em 8,2%, e é a menor já registrada para um mês de janeiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O IBGE estimou em 1,7 milhão o número de pessoas desempregadas nas seis regiões metropolitanas pesquisadas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). O número indica que mais 95 mil pessoas estão desocupadas na comparação com dezembro.

A população ocupada, por sua vez, foi estimada em 21,6 milhões de pessoas, uma queda de 1,0% frente a dezembro. Em relação a dezembro, houve incremento na população ocupada nos setores de construção (8,9%), serviços prestados à empresas, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira (4,9%) e serviços domésticos (6,7%).

O IBGE também mostrou que o número de trabalhadores com carteira assinada ficou estável no mês, em 9,8 milhões de pessoas.

Regiões

Nas regiões pesquisadas, a menor taxa de desemprego foi registrada em Porto Alegre, de 4,3%, seguida por Rio de Janeiro (5,4%) e Belo Horizonte (6,1%). As três são as menores taxas da série para um mês de janeiro.

Na outra ponta, as maiores taxas foram vistas em Salvador, de 11,9%, Recife (8,6%) e São Paulo (8,0%).

Rendimento

Na contramão da alta do desemprego, o rendimento médio real habitual dos trabalhadores cresceu 1,1% no mês, para R$ 1.373,50. A massa de rendimento real efetivo dos ocupados subiu 16,7%, para R$ 37,2 bilhões, na mesma comparação.

O rendimento domiciliar per capita cresceu também teve alta, de 0,9% na análise mensal.

Fonte: G1-São Paulo

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Juro do cheque especial aumenta para 161,1% anuais


A taxa de juro do cheque especial teve alta de 2 pontos em janeiro, na comparação com um mês antes, para 161,1% anuais. Em 12 meses, no entanto, a taxa do cheque especial caiu, 10,9 pontos percentuais. As informações foram apresentadas pelo Banco Central (BC).

O spread (ganho com a diferença entre o custo de aplicação e o custo de captação) cobrado pelos bancos nessa operação ficou em 152,8% ao ano janeiro, depois de se situar em 150,9%, elevação de 1,9 ponto no comparativo mensal. Em 12 meses, porém, houve queda de 7,1 pontos.

O juro do crédito pessoal aumentou 0,4 ponto, indo de 44,4% no fim de 2009 para 44,8% em janeiro deste ano. Em 12 meses, o BC apontou baixa de 11,7 pontos.

Dentro dessas operações, a taxa média dos empréstimos com desconto em folha de pagamento se manteve em 27,2%. Em 12 meses, foi verificada retração de 3,6 pontos.

As taxas médias das operações tradicionais de crédito pessoal corresponderam a 59,5%. Foi verificada alta de 1,2 ponto ante dezembro de 2009, mas declínio de 14,2 pontos em 12 meses.

Nas outras modalidades de crédito à pessoa física, o custo médio do empréstimo para aquisição de veículos equivaleu a 25,2% anuais em janeiro, ou 0,2 ponto inferior à taxa de um mês antes. A queda foi de 9,5 pontos em 12 meses.

As taxas de empréstimos cobradas para aquisição de bens variados - como eletroeletrônicos, por exemplo - estavam em 51,7% na abertura de 2010, um recuo de 3,1 pontos perante a marca de dezembro do ano passado. Em 12 meses, o declínio foi de 14,4 pontos.

Fonte: Último Segundo/Economia

Calor faz consumo de energia aumentar 9,1% em Janeiro


O consumo nacional de energia atingiu 33.718 gigawatts-hora (GWh) em janeiro, uma alta de 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

As informações constam da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, distribuída nesta terça-feira pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Houve alta significativa em todas as classes de consumo e, segundo a EPE, o calor e a baixa base de comparação com janeiro de 2009, em meio à crise, explicam os dados.

O consumo industrial, por exemplo, teve alta de 13,2% em janeiro, sendo responsável por 5,2 pontos porcentuais na taxa nacional. Neste caso específico, a baixa base de comparação foi destacada pelos técnicos da EPE. Já as classes de consumo residencial e comercial tiveram crescimento de 7,5% e 8,7%, respectivamente, devido às altas temperaturas no mês de janeiro.

De acordo com a EPE, a diferença de temperatura neste início de 2010 superou os 2,0º C em cidades como Rio, Vitória e Curitiba. No Espírito Santo e no Rio, houve alta de 16,1% e 15,8%, respectivamente, no consumo residencial de energia. A taxa de crescimento nacional nesta classe de consumo foi a maior já registrada para um mês de janeiro.

"Com a aquisição de aparelhos de refrigeração pela população e, principalmente, pela intensificação no uso dos mesmos, o consumo médio das residências brasileiras anotou o valor de 165 kWh em janeiro, o maior desde o racionamento de 2001-2002, indicando aumento de 3,8% ante janeiro de 2009", destacou o texto.

Segundo a resenha, o maior crescimento no consumo industrial se deu nos Estados que apresentaram maior retração no período de crise: Espírito Santo (com alta de 95% no consumo de janeiro), Minas Gerais (25,4%), Bahia (19,6%) e Rio Grande do Sul (30,7%). No Espírito Santo, destacou o texto, "praticamente todas as usinas de pelotização" encontravam-se desligadas em janeiro de 2009.

No acumulado de 12 meses, o consumo de energia permanece em queda, de 0,1%. A resenha detalha ainda a evolução do consumo no mercado livre, que teve alta de 15,7% em janeiro e queda de 7,6% no acumulado de 12 meses.

Fonte: Agencia Estado

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Arrecadação soma R$ 73,027 bilhões em Janeiro

A arrecadação de impostos e contribuições federais totalizou em janeiro R$ 73,027 bilhões, segundo dados divulgados hoje pela Receita Federal. O resultado de janeiro de 2010 representa uma queda real (descontada a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA) de 1,88% em relação a dezembro de 2009, mas significa um aumento de 13,64% na arrecadação ante janeiro de 2009, quando as receitas foram impactadas pelos efeitos da crise econômica internacional.

As receitas administradas (que não incluem taxas e contribuições controladas por outros órgãos) somaram R$ 69,041 bilhões em janeiro de 2010, com uma queda real de 2,23% em relação a dezembro de 2009 e um crescimento de 12,27% na comparação com janeiro de 2009.

Fonte: Agencia Estado
           Renata Veríssimo

Índice de raios ultravioleta fica extremo em 15 capitais do Brasil

Os raios UV (ultravioleta) chegaram à condição extrema de radiação na manhã desta terça-feira em 15 capitais do país, segundo a Somar Meteorologia, marcando índice entre 11 e 14, numa escala cuja o máximo corresponde a 14. Para o período da tarde, mais capitais brasileiras podem atingir alcançar marcação extrema, inclusive São Paulo.

De acordo com o meteorologista Marcel Rocco, do Somar Meteorologia, a elevação do índice acontece devido a fatores como a estação do ano e a pouca nebulosidade, que causam a elevação do nível de raios solares que chegam à superfície da Terra. Além disso, ele aponta que essa é uma condição que se repetiu algumas vezes nas últimas semanas.

Para a médica Selma Cernea, coordenadora da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o alto índice registrado de raios UV aumenta o risco de danos à pele que podem ser desde uma vermelhidão até o aparecimento de manchas, envelhecimento e câncer de pele, se a exposição for feita por tempo prolongado, regularmente.

Os locais com índices mais elevados às 10h eram: Brasília, Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió, Natal, Palmas e Recife, com índice 14, seguidos por Rio de Janeiro e Vitória, com 13, e Porto Alegre, que tinham índice 11, considerado extremo.

De acordo com a escala, índices de 1 a 2 é considerada baixo; de três a cinco é apontado como moderado; seis e sete são altos; já entre oito e dez são considerados muito alto; enquanto os superiores a dez são apontados como extremos.

Na cidade de São Paulo, o índice era de 5 no horário, considerado moderado. Apesar disso, o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontava previsão de elevação do índice, podendo alcançar níveis extremos --de 11 a 14.

Para evitar problemas causados pelos raios ultravioletas as pessoas evitem exposição ao sol. Mas quando foi necessário, devem usar protetor solar e roupas com cores claras, que refletem a radiação diminuindo o contato dela com a pele. Em casos de aparecimento de mancha na pele durante um tempo prolongado, a pessoa deve procurar um médico.
 
Fonte: UOL Notícias

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Deficit da Previdência recua 44%, para R$ 3,7 bilhões, em Janeiro


A Previdência Social registrou em janeiro deficit de R$ 3,71 bilhões, resultado 43,9% menor do que o contabilizado no mesmo mês do ano passado (R$ 6,61 bilhões), segundo dados divulgados pelo Ministério da Previdência nesta sexta-feira.

De acordo com o órgão, a Previdência Social teve aumento na arrecadação líquida e queda na despesa, tanto no setor urbano como no rural, em comparação com janeiro de 2009. Neste mês, foram R$ 14,04 bilhões de arrecadação líquida, ante R$ 12,556 bilhões no mesmo período de 2009. Já as despesas com benefícios totalizaram R$ 17,78 bilhões, com redução de 7,1%.

De acordo com o secretário de Previdência Social, Helmut Schwarzer, em janeiro de 2009 houve grande pagamento de decisões de sentenças judiciais, o que não se repetiu neste mês, o que explicaria o grande recuo do deficit no mês.

Em janeiro deste ano, foram pagos R$ 225 milhões com sentenças judiciais, enquanto em janeiro do ano anterior essa despesa foi de R$ 3,2 bilhões. Segundo Schwarzer, o primeiro trimestre de 2010 deve apresentar um volume maior de pagamentos.

A parte dos benefícios de até um salário mínimo corresponde a 69,7%, o que representa um universo de 18,8 milhões de beneficiários. Na área urbana, essa faixa representa 47,7% do total, ante 99,3% na área rural.

Segundo Schwarzer, a Previdência deve registrar em fevereiro despesas na ordem de R$ 19,5 bilhões. O valor leva em conta aumento de pagamento de sentenças judiciais, reajuste da inflação, reajuste do salário mínimo e outros benefícios. A projeção para 2010 é um deficit nominal da Previdência de R$ 52 bilhões.

Fonte: UOL

Cubatão regulamenta o serviço prestado pelos motoboys

 

A Prefeitura de Cubatão regulamentou o serviço de motofrete no município. O objetivo é organizar e disciplinar o transporte de pequenas cargas e documentos.

“Não adianta ser contra. Já pegou, as pessoas usam. O que se tem que fazer é organizar o serviço na cidade para diminuir a vulnerabilidade destes trabalhadores”, disse a prefeita Marcia Rosa ao presidente do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas e Ciclistas da Baixada Santista, Paulo Cezar Barbosa. “Temos que desmistificar a atividade do motoboy. Há maridos e pais de família dirigindo estas motos”, completou a prefeita.

“Com essa lei, por exemplo, os motofretistas de Cubatão poderão acessar a linha de crédito específica da Caixa Econômica Federal para a compra de motos pelos trabalhadores, o que só acontece nos municípios que têm a atividade regulamentada”, comentou Barbosa.

O projeto de lei, que regulamenta apenas a atividade de motofrete, institui que o serviço deverá ser prestado tanto por motociclistas autônomos como por empresas, associações e cooperativas; traz exigências sobre a qualidade dos veículos, como idade máxima de uso de sete anos e cilindrada mínima de 120 cc, exige o uso de equipamentos de proteção e sinalização de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito e com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O projeto também prevê o cadastramento dos motociclistas e a adoção de placas vermelhas para identificar os veículos como prestadores de serviço de transporte de cargas e documentos; e especifica as dimensões dos dispositivos de carga (baú ou grelha). Além disso, a lei também regula o uso de espaços dos coletes de proteção e dos dispositivos de carga para a realização de propaganda, criando uma forma alternativa de renda para os profissionais.

A autorização e a fiscalização da atividade ficará a cargo da Companhia Municipal de Trânsito (CMT). O superintendente da CMT, Silvano Lacerda, destaca que o projeto de lei faz parte da instituição de uma política pública de regulamentação de todos os modais de transporte no município. “O motofrete era uma dos modais que estavam à margem, agora criamos as regras para vistorias, segurança, qualificação e padronização do serviço”.

A Tribuna On-Line

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dengue se espalha e vira epidemia em cinco Estados


O Ministério da Saúde confirmou que há epidemia de dengue em municípios de cinco Estados do País - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima e Goiás. Ainda segundo a pasta, com a maior movimentação de pessoas no carnaval, há maior risco de que a doença - até agora concentrada em áreas de menor densidade populacional - se espalhe.

"Há sempre o risco de o carnaval mudar o comportamento da epidemia", afirmou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Evelim Coelho. As autoridades da saúde consideram que há epidemia quando a incidência da doença atinge 300 casos por 100 mil habitantes.

No início do mês, o governo federal já havia alertado sobre o risco de epidemia por causa da volta do vírus tipo 1 da dengue, que não circulava havia dez anos. A ausência de infecções pelo sorotipo faz com que muitas pessoas, principalmente crianças, ainda não estejam imunizadas contra ele, o que facilita o crescimento de casos.

Segundo a pasta, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Tocantins e Piauí são os locais de maior risco por já terem a predominância do "novo" vírus. De acordo com Coelho, um fato tranquilizador é que não houve registros de aumentos significativos da doença em São Paulo, Rio, Salvador, Fortaleza ou Belo Horizonte.

Números

Campo Grande registrou durante o mês passado 7.229 casos suspeitos de dengue, dos quais 826 se confirmaram. Em Mato Grosso, as notificações tiveram um crescimento de 804% comparadas às de 2009. Desde janeiro foram 12.666 casos e 5 mortes confirmadas pela doença. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agencia Estado

Crise reduz carga tributária pela 1ª vez desde 2003


Os efeitos recessivos da crise global e os incentivos ao consumo no ano passado reduziram a carga tributária brasileira a 35,2% do Produto Interno Bruto (PIB), ante 35,8% em 2008 (menos 0,6 ponto porcentual), segundo o consultor na área fiscal Amir Khair. Esta será a primeira queda desde 2003. O número oficial será conhecido só quando for divulgado o Produto Interno Bruto (PIB) de 2009. Para 2010, porém, a tendência é de aumento da carga.

A carga tributária (ou fiscal) é a soma de todos os tributos (impostos, taxas e contribuições) pagos pela sociedade aos três níveis de governo, em relação ao PIB. Assim, segundo o consultor, de cada R$ 100 produzidos pelo País no ano passado, R$ 35,2 viraram tributos recolhidos pelos governos federal, estaduais e municipais.

Para calcular a carga do ano passado, Khair usou a metodologia de cálculo da Receita Federal e considerou uma variação nula para a soma das riquezas produzidas no País, estimada em R$ 3,005 trilhões. Se o resultado oficial do PIB de 2009, a ser divulgado no dia 11 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), for positivo, a queda da carga tributária será maior que a estimada pelo consultor. No caso de retração do PIB, a carga pode ter aumentado. "A redução da carga tributária no ano passado se deve exclusivamente às perdas da União", afirma Khair. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: O Jornal O Estado de S.Paulo

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Saiba quais são os seus direitos em caso de recall

Consumidor


As ações de recall são medidas obrigatórias para qualquer fabricante após detectar problemas que coloquem em risco a vida do usuário. Por esse motivo, os consumidores devem ficar atentos sobre como agir neste tipo de procedimento e garantir seus direitos. De acordo com o Procon-SP, qualquer serviço prestado pelas fabricantes de veículos deve ser gratuito neste tipo de campanha. Além disso, a montadora não pode estabelecer prazos para o agendamento da vistoria.

Somente neste ano foram convocados os proprietários dos modelos Honda Fit, Peugeot 307 e Volkswagen Novo Gol e Voyage - o dois últimos foram anunciados na noite desta quarta-feira.

O direito de reparo estende-se, inclusive, a compradores de veículos usados. Em casos de dificuldade para conseguir atendimento junto ao fornecedor, a recomendação é procurar as entidades estaduais ou municipais de defesa do consumidor para registro da reclamação.

De acordo com o Procon-SP, quando o conserto for efetuado, os consumidores devem exigir e guardar o comprovante do serviço efetuado. O comprovante serve como documento. Se o serviço efetuado não corrigir o problema, o proprietário terá como exigir seus direitos. As notas fiscais, inclusive, devem ser entregues ao novo usuário, quando o veículo é vendido.

No caso de o consumidor já ter passado por algum acidente causado pelo defeito apontado no recall, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que a vítima poderá solicitar, por meios judiciais, reparação por danos morais e patrimoniais eventualmente sofridos.

O Código também estabelece que as empresas sejam obrigadas a anunciar em emissoras de televisão e rádio e em jornais e revistas os chamados de reparo assim que detectam as falhas na produção. Caso contrário, o comportamento da empresa pode ser considerado omissão.

Quem decide se há ou não a necessidade de um recall é o Ministério Público Federal, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), pois todos os comunicados e boletins emitidos pelos fabricantes de automóveis são enviados ao órgão. O Ministério Público também é responsável por enviar um laudo técnico ordenando o recall e pode até processar a fabricante.

Recorde

O recorde de recalls no Brasil foi registrado em 2009. De acordo com o levantamento, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2009, foram 41 convocações de 65 modelos e versões diferentes, que totalizam cerca de 700 mil unidades chamadas oficialmente por oferecer risco à segurança ou à integridade física do condutor e dos passageiros.

Segundo os dados do Ministério Público Federal, esse montante é maior do que o registrado em 2008, até então ano recordista com 33 convocações.

Apesar do número elevado de recalls, a média de proprietários de veículo que levam o carro para reparo é de 65%, segundo as montadoras. Isso porque não existe lei que obrigue o proprietário do veículo a procurar uma concessionária para arrumar o defeito e nem todos estão informados sobre a convocação.

No entanto, não havendo retorno dos consumidores, ao chamamento do fornecedor em número adequado e compatível ao objetivo proposto, cabe ao fornecedor adotar novo recall, além de buscar outras formas que possam efetivamente alcançar os consumidores.

 
Fonte: G1

Classes A e B as que mais cresceram na crise


O conjunto das classes A e B foi o mais atingido pela crise econômica inicialmente, mas também foi o que mais cresceu no ano passado, terminando o ano com renda 2,0% superior a dezembro de 2008. A avaliação é de estudo realizado pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS-FGV), que considerou as seis principais regiões metropolitanas do País. A classe C terminou o ano com redução de 0,4% na renda ante dezembro de 2008. A classe D teve alta de 1,4% e a classe E registrou queda de 1,5% no período.

O economista-chefe do CPS, Marcelo Neri, vê tendência ao crescimento e melhor distribuição de renda este ano. “Existe uma certa tendência à expansão, porque acho que os empresários superestimaram a crise antes”, afirmou. A avaliação considera ainda que a base do ano passado é baixa, o que ajuda a ter resultados estatísticos melhores este ano. Além disso, em anos eleitorais, como o atual, é comum que a renda aumente e a distribuição melhore.

Por outro lado, Neri considerou preocupante a perda de 415 mil empregos no Brasil em dezembro registrados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Segundo ele, o resultado deve ter tido efeitos negativos na renda em janeiro deste ano, assim como a queda de emprego em dezembro de 2008 fez a crise atingir os bolsos dos brasileiros em janeiro de 2009. “O começo do ano é mais delicado por causa da perda de emprego em dezembro”, disse.

Em janeiro do ano passado, todas as classes de renda pioraram significativamente em relação a dezembro nas seis principais regiões metropolitanas. O conjunto das classes A e B caiu 2,7% e a classe C diminuiu 2,2%. As classes mais baixas aumentaram: a classe D subiu 3,0% e a classe E, 6,7%. As classes A e B representaram, no ano passado, quase 16% da população brasileira.

Depois de janeiro, porém, o ano foi de recuperação e terminou relativamente bem em relação a outros países. “A crise no Brasil não foi tsunami nem marolinha, foi uma ressaca pesada em janeiro com recomposição depois”, disse Neri. Ele avalia que a crise econômica no Brasil já acabou.

Fonte: Agência Estado

Núcleo de Estudos Socioeconômicos apura alta da inflação em Santos

Levantamento

 
Produtos, serviços e tributos que tradicionalmente pesam mais no bolso dos trabalhadores em janeiro tiveram aumentos mais agressivos no mês passado. Segundo o Núcleo de Estudos Socioeconômicos (Nese) da Unisanta, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) santista subiu 0,9% no mês passado.

Nos 12 meses de 2009, o indicador registrou 3,59%. Um dos motivos para o aumento acentuado dos preços em janeiro é o IPTU, que subiu 4,2%.Também pesaram na renda das famílias a inflação dos serviços domésticos ­ os diaristas tiveram um aumento médio de 7%.

O subgrupo de equipamentos do domicílio também puxou a inflação, com 1,5% de aumento. TV em cores subiu 4,2%, máquinas de lavar roupas, 11,5%, fogões, 4,8%, e celulares, 9,9%. No grupo alimentação, o destaque fica com verduras ­ alta de 21,3%, devido às chuvas intensas que atingiram as plantações. Derivados de leite subiram 2% e os cafés e achocolatados, 2,03%. O açúcar e enlatados/ conservas tiveram altas mais acentuadas, respectivamente de 7,7% e 12,17%.

O leite longa vida aumentou 4,7%. No grupo transportes, o único destaque é o álcool combustível, com alta de 13,1%. Em saúde, houve estabilidade, sem inflação ou deflação. Em vestuário, ocorreu queda generalizada de preços ­ roupas femininas caíram 0,24% e as masculinas, 1,89%. Em educação, as mensalidades escolares subiram 5,89%, mas a categoria foi compensada pela deflação dos livros didáticos, que tiveram redução de -4,3%. O material escolar também está mais barato ­ caiu 2,65%. Porém, segundo o Nese, a deflação se deve à alta que esses produtos tiveram em dezembro.
 
Fonte: A Tribuna On-Line

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Preço de remédio varia até 1.400% em SP


Pesquisa em São Paulo mostra que os preços de medicamentos, inclusive genéricos, podem variar até 1.400%.

O levantamento foi feito pela Fundação Procon-SP em parceria com a Secretaria de Saúde de São Paulo.

No total, o estudo envolveu 103 itens (62 de referência e 41 genéricos), em 15 estabelecimentos farmacêuticos distribuídos pelas cinco regiões do Estado paulista.

Os resultados mostram ao consumidor, acreditam os autores do estudo, que a pesquisa de preço é fundamental antes da compra de medicamentos. O alerta é que as variações de valores podem ser explicadas por descontos e promoções dos estabelecimentos.

Assim como acontece com as pesquisas de material escolar, ovos de páscoa entre outros, a Fundação Procon-SP manterá a pesquisa de medicamentos em sua rotina de atividades. Os relatórios serão publicados bimestralmente.

Veja as maiores diferenças encontradas:

1ª Maior diferença: 1.415%

Medicamento: Hidantal (Fenitoína)

Apresentação: 100 mg. – 25 comprimidos

Maior preço do medicamento referência: R$ 6,06 (Drogão – Região Sul)

Menor preço do medicamento genérico: R$ 0,40 (Farmalife – Centro)

Diferença valor absoluto: R$ 5,66


2ª Maior diferença: 964,55%

Medicamento: Voltaren (Diclofenaco Sódico)

Apresentação: 50 mg. – 20 comprimidos

Maior preço do medicamento referência: R$ 20,12 (Drogaria São Geraldo – Região Oeste)

Menor preço do medicamento genérico: R$ 1,89 (Drogaria Campeão – Centro)

Diferença valor absoluto: R$ 18,23


3ª Maior diferença: 879,19%

Medicamento: Tylenol (Paracetamol)

Apresentação: 200 mg/ml – gotas 15 ml

Maior preço do medicamento referência: R$ 14,59 (Drogasil– Região Norte, Drogão e Droga Raia – Região Sul)

Menor preço do medicamento genérico: R$ 1,49 (Drogaria Campeão – Centro)

Diferença valor absoluto: R$ 13,10


Fonte: Fernanda Aranda, IG São Paulo

Lucro dos bancos cresceu 24% no ano da crise

Os bancos privados brasileiros passaram longe da crise no ano passado. Segundo levantamento da Austin Rating, o lucro líquido consolidado dos oito principais bancos privados do País, que já divulgaram seus resultados, cresceu 24% na comparação com 2008.

“Esse resultado sintetiza o que foi o ano da crise para os bancos brasileiros”, afirmou Erivelton Rodrigues, presidente da Austin Rating.

Para ele, o crescimento do lucro mostra ao mundo que os bancos do País são muito sólidos.

A rentabilidade sobre o patrimônio líquido encerrou o ano em 22%, 3,8 pontos percentuais abaixo do que foi registrado em 2008. Segundo Rodrigues, além dos efeitos da crise sobre o custo de captação, o indicador foi impactado pela queda na taxa básica de juros.

O levantamento da Austin Rating reuniu os balanços do Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, BMG, ABC Brasil, Industrial, Modal e BRP. Ainda não divulgaram os resultados o Banco do Brasil, HSBC e a Caixa Econômica Federal.

Entre os que já informaram os rendimentos de 2009, o maior salto no lucro líquido foi o do banco BMG, que passou de R$ 241 milhões para R$ 522 milhões, uma alta de 117%.

O Santander vem na sequência, com lucro líquido de R$ 4,36 bilhões e crescimento de 58% na comparação com o ano anterior, seguido pelo Itaú Unibanco, com lucro de R$ 10,06 bilhões, uma alta de 29% sobre 2008.

Se considerada a aquisição da Porto Seguro e o ajuste pela fusão do Itaú com o Unibanco, o lucro líquido foi 0,6% maior do que em 2008. O banco anunciou hoje o resultado referente ao ano passado.

O Banco Modal apresentou a maior queda no lucro líquido, de R$ 60 milhões para R$ 18 milhões.

Fonte: Guilherme Barros - Categoria(s): Finanças

Entram em vigor novas tarifas dos ônibus Intermunicipais

Os usuários das linhas intermunicipais da região já pagam mais pelas tarifas a partir desta terça-feira. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) reajustou as passagens, em média, em 2,8%. Mas, em alguns casos, o aumento é de cerca de 3,6%.

*Confira todas as tarifas

Na região, operam cerca de 60 linhas distribuídas em uma frota de 500 veículos, aproximadamente, que transportam em torno de 250 mil usuários por dia nas noves cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Com o reajuste, a tarifa da linha 908, por exemplo, que percorre do Parque Bitaru, em São Vicente, ao bairro da Ponta da Praia e Avenida Pedro Lessa, em Santos, passará a valer R$ 2,90. O valor cobrado anteriormente era de R$ 2,80 por passagem, o que representa um aumento de cerca de 3,6%.

Outra linha muito utilizada pelos munícipes é a 928, que circula por Tude Bastos, em Praia Grande, e pelo Humaitá, em São Vicente, e que passa a valer R$ 2,55.

Já a tarifa da linha 911, que percorre as cidades de Praia Grande e Cubatão (Cosipa), terá o custo de R$ R$ 3,35, enquanto a linha 906, que circula de Cubatão (Fabril) ao bairro da Ponta da Praia, em Santos, passa a valer R$ 2,90.

Conforme a (EMTU/SP), o cálculo levou em conta os custos do setor de transporte coletivo dos últimos 12 meses. No ano passado, o reajuste médio das tarifas das linhas intermunicipais chegou a 8,6%.

Fonte: A Tribuna On-Line

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Cesta básica fica mais cara em dez de 17 capitais em janeiro, diz Dieese


O custo de cesta básica aumentou em janeiro em dez de 17 capitais brasileiras pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) nesta segunda-feira (8).

Segundo a Pesquisa Nacional da Cesta básica, que monitora os preços dos gêneros alimentícios considerados essenciais, as maiores altas foram registradas em Goiânia (4,61%), Salvador (1,43%) e Florianópolis (1,1%) na comparação com o mês anterior.

Os maiores recuos nos preços ocorreram em Belo Horizonte (-3,87%), Brasília (-3,49%) e São Paulo (-1,39%).

Já em relação ao mesmo período de 2009, o valor das cestas caiu em todas as 17 cidades, com destaques para as maiores desvalorizações em Belo Horizonte (-11,35%) e Goiânia (-9,38%.

Porto Alegre teve a cesta básica mais cara entre as capitais, a R$ 236,55; seguida por São Paulo (R$ 225,02).

"O resultado veio dentro das expectativas. Ao contrário de dezembro quando houve queda na maioria das capitais", afirmou o economista José Maurício Soares, coordenador da pesquisa do Dieese. Segundo ele, fevereiro deve registrar um desempenho similar. "A chuva só precisa dar uma trégua para melhorar as estradas e as condições de logística."

Mais 'salgados'

Entre os produtos analisados no mês passado, destaque para o açúcar, que ficou mais caro em 16 das 17 capitais, sendo as maiores altas em João Pessoa (32,47%), Goiânia (19,18%), Vitória (16,97%), Natal (16,77%), Recife (16,56%) e Belo Horizonte (16,35%). Em Aracaju, o preço permaneceu inalterado.

"Neste caso, pesou a expansão da demanda externa e o câmbio desvalorizado, que possibilitou uma competitividade para a exportação", explica Soares, que acredita que tendência de alta permanecerá nos próximos meses pelos mesmos motivos.

O preço do arroz também subiu em 12 capitais em função de problemas com a colheita e o escoamento da safra. Os principais avanços foram em Belo Horizonte (8,51%) e Vitória (7,41%). Soares, no entanto, prevê que o preço do produto irá baixar já neste mês por conta do crescimento dos estoques.

Já a carne e o pão tiveram aumento em 10 capitais, com os maiores índices em Goiânia (6,67%) e Curitiba (3,17), respectivamente.

Salário ideal

Com base nos preços de Porto Alegre, o Dieese estima que deveria ser de R$ 1.987,26 o valor do salário mínimo necessário para cobrir despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.

A quantia é 3,9 vezes maior que o mínimo atual, que corresponde a R$ 510.

Em dezembro, quando o salário mínimo era de R$ 465, o menor salário deveria ser de R$ 1.995,91 (4,29 vezes o mínimo então em vigor).

Fonte: G1 - São Paulo

Em março, Lula vem a Cubatão para inaugurar Usina


O presidente Lula inaugura oficialmente, dia 10 de março, a Usina Termelétrica Euzébio Rocha, instalada na Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão, que opera em fase de testes desde dezembro do ano passado.

A obra faz parte de uma série de empreendimentos iniciados desde 2007 pela Petrobras na refinaria de Cubatão e que terão continuidade já assegurada até 2013, segundo anunciou o gerente-geral da RPBC, William França da Silva, nesta sexta-feira à tarde ao expor os investimentos da empresa na cidade, pelos próximos três anos, à prefeita Márcia Rosa e secretários municipais, entre eles o de Indústria e Comércio, Benito Santiago.

Somente neste ano, serão gerados 8.400 empregos com a contratação de empresas que fornecerão trabalhadores para concluir os empreendimentos em curso - acompanhamento dos testes na usina a gás, obras da Carteira de Gasolina com baixo teor de enxofre, adequação ao Plangás, construção do novo centro administrativo e manutenção.

França disse à prefeita que está recomendando aos responsáveis por essas empresas que contratem preferencialmente trabalhadores residentes em Cubatão e, não havendo disponibilidade, na Baixada Santista. A Petrobras é uma das signatárias do Pacto pelo Emprego, lançado em março de 2009 pela prefeita com o objetivo de garantir os empregos na cidade para os trabalhadores locais, sendo a contratação feita no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da cidade.

Cubatão

De acordo com William França, dos trabalhadores contratados em 2009 e mantidos neste ano nas obras da RPBC, 60% são residentes em Cubatão, 28% em outras cidades da Baixada Santista e 12% em outros municípios. Satisfeita com o resultado do encontro, a prefeita Marcia Rosa destacou a parceria que a empresa tem firmado com o governo municipal, ajudando a reformar o PAT e o Teatro Municipal, e em vários projetos nas áreas de esporte, cultura, educação e empregos. Marcia Rosa disse conta com a ajuda da Petrobras para acabar com a prática adotada por alguns trabalhadores que, sendo moradores de outras localidades, conseguem obter documentos cedidos por moradores locais para atestar que residem em Cubatão.

Usina

A Petrobras investiu R$ 1,032 bilhão na construção da Usina Termelétrica Euzébio Rocha (UTE, em Cubatão. A usina terá capacidade instalada de 208 MW, produzindo eletricidade e 415 toneladas diárias de vapor de água a partir de gás natural. Vai suprir a Refinaria Presidente Bernardes- Cubatão e vender o restante da energia para o Sistema Integrado Nacional (SIN), que distribui esses recursos pelo País.

A principal característica que diferencia a UTE Euzébio Rocha é a alta produção de vapor, que a torna a termelétrica com maior volume de vapor do parque de geração da Petrobras. Além disso, a usina torna a refinaria praticamente imune ao efeito dos apagões no sistema nacional de energia. Para produzir energia elétrica e vapor tendo como fonte o gás, o consumo da usina Euzébio Rocha é de 1,2 milhão de m 3/dia de gás natural dos poços de Merluza e Lagosta, localizados na Bacia de Santos.

A obra é integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi visitada em 11 de maio pelo presidente da República. Foi iniciada em 2007 e concluída em dezembro, com uma antecipação de quatro meses.
 
Fonte: A Tribuna On-Line

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Emae realiza simulado de abertura da comporta do Perequê Pequeno


A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) realiza nesta sexta-feira um simulado, sem a vazão de água, da abertura das comportas do vertedouro Perequê Pequeno da represa Billings. A ação avaliará a "rapidez e eficácia" do sistema de comunicação entre os representantes da Emae e técnicos da Prefeitura de Cubatão.

O objetivo, segundo explicou Gerson Rozo, líder da comissão municipal que acompanha o processo de abertura das comportas, é afastar qualquer possibilidade de falha ou interferência "que possa vir a comprometer o teste real", marcado para a próxima segunda-feira, às 9 horas.

O horário do simulado desta sexta-feira não foi divulgado e não será aberto à Imprensa. A Billings possui três pontos de descarga. Desde o início do período de chuvas, a Emae manteve a descarga pelo vertedouro da Usina Henry Borden na sua capacidade máxima de 150 metros cúbicos por segundo (m3/s).

No último dia 23, a empresa abriu duas, das três comportas do Reservatório Rio das Pedras, que foram fechadas quarta-feira passada após o nível da represa se estabilizar.

Mesmo com o nível da água retornando a padrões considerados normais, a Emae afirma que o teste no Perequê Pequeno é fundamental para avaliar as condições do vertedouro, que não é aberto desde 1996. Por causa do simulado e do teste da segunda-feira, o Parque Perequê ficará fechado até a próxima sexta-feira.

Fonte: A Tribuna On-Line