sexta-feira, 20 de maio de 2011

Estado admite que poderá rever projeto do jardim botânico

Créditos: Carlos Nogueira


Cubatão

A postura do Governo do Estado começa a mudar com relação à manutenção da Água Fria, em Cubatão. Se antes, na gestão José Serra, não havia espaço para o diálogo e a eliminação daquele núcleo era dada como certa e irrevogável, agora, com Geraldo Alckmin, um canal de conversa com o Município e moradores foi aberto.

A confirmação dessa nova postura foi dada nesta quinta-feira durante uma reunião entre o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, vereadores da Cidade, moradores da Água Fria e o secretário municipal de Meio Ambiente, César Cunha Ferreira. O secretário de estado recebeu um projeto alternativo elaborado pela Prefeitura que propõe a construção da sede do jardim botânico sem a necessidade de eliminar todo o bairro.

Conforme explicou Ademário da Silva Oliveira, assessor especial de Bruno Covas, o secretário recebeu a proposta e irá analisá-la. “O projeto será encaminhado para a assessoria jurídica da Secretaria de Meio Ambiente e também para a Secretaria de Habitação para ser avaliado”, contou Ademário.

O jardim botânico foi criado no ano passado por meio de um decreto do então governador Alberto Goldman e tem uma área de 2,6 milhões de m², sendo que a sede do parque, conforme o projeto original, ficará justamente onde hoje está o núcleo habitacional da Água Fria. Nesse bairro moram cerca de 1.300 famílias.

Fonte: A Tribuna on-Line

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Implantação de Restaurante Popular causa desentendimento em Cubatão

Créditos: Edison Baraçal
Comerciantes temem perder parte da clientela


Refeições a R$ 1,00

A intenção da Prefeitura de Cubatão de instalar um Restaurante Popular com refeições a R$ 1,00 na cidade está causando apreensão nos comerciantes do ramo de alimentação. O problema não é a criação do futuro empreendimento, mas a sua localização.
O Restaurante Popular funcionará no prédio da antiga Cozinha da Comunidade, que fica na Rua Cidade de Pinhal, próximo à esquina com a Rua São Paulo, bem no Centro. Os comerciantes que conversaram com A Tribuna temem perder parte da clientela que, segundo eles, já é pequena.
Eles entendem que o empreendimento deveria funcionar nos bairros da periferia da cidade, justamente onde se concentra a maior parte do público-alvo do empreendimento: a população de baixa renda. O posicionamento tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic).
“Ninguém é contra a instalação de um restaurante popular na Cidade. Desde que seja escolhida uma área que não venha atrapalhar os restaurantes existentes. Isso é um programa para atender uma classe necessitada; nada mais justo que se procure um local de fácil acesso para essas pessoas”, declarou o presidente da Acic, Hermes Balula.

Fonte: A Tribuna On-line

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cubatão quer mapear casos de bullying nas escolas e apontar soluções para o problema

Educar para a Paz

A Secretaria Municipal de Educação de Cubatão (Seduc) fará uma pesquisa de campo com 20% de alunos e funcionários das escolas de Ensino Fundamental I e II da rede municipal. O objetivo é preparar ações que visem à educação para a paz e o combate ao bullying nas escolas municipais da Cidade.

“A intenção é verificar a existência deste tipo de comportamento nas escolas e apontar soluções para o problema”, explica o secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio. Segundo ele, o Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC) vem desenvolvendo este ano o Projeto Educar para a Paz, que envolve os orientadores educacionais e alguns diretores das escolas municipais, totalizando 36 profissionais.
Segundo Fábio Inácio, a aplicação da pesquisa será a partir da próxima semana. “Em junho, já teremos os dados em mãos para mapear dificuldades encontradas pelos envolvidos e basearmos nossas ações para evitarmos que o bullying se torne um problema em nossas escolas”, explica o secretário.
Fábio Inácio acredita que apenas casos isolados ocorram nas escolas da rede municipal. “Nossos alunos costumam ser pacíficos. Até hoje, só tivemos um caso registrado deste tipo numa escola municipal. Mas por meio da pesquisa, vamos ter um panorama real da situação”, garante.

O que é :
O bullying é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos que são adotados por um ou mais alunos contra outros colegas, sem motivação evidente. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira, mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos provoca dor, angústia e sofrimento na vítima da “brincadeira”, que pode entrar em depressão.

Fonte: A Tribuna On-line

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cubatão quer esquecer ditadura

Apagar o passado

Durante 17 anos os cubatenses foram privados do principal direito do cidadão em uma democracia: o de escolher seu dirigente. Alegando que se tratava de uma questão de segurança, em 4 de junho de 1968 a ditadura militar aprovou a Lei nº 5.449, com base na Constituição de 1967, e declarou a cidade como Área de Interesse para a Segurança Nacional. Desse dia, até 15 de maio de 1985, Cubatão foi dirigido por prefeitos nomeados pela ditadura militar.


Os resquícios desse período sombrio para a democracia estão em vários lugares da Cidade. Não é por acaso que o Jardim 31 de Março (dia do golpe que levou os militares ao poder) tem esse nome. Ou o Jardim Costa e Silva e o Centro Esportivo Castello Branco (nomes de ex-presidentes do período da ditadura).

Agora, a prefeita Marcia Rosa (PT) deflagrou um processo de consulta popular para mudar os nomes de todos os próprios públicos, bairros, ruas e avenidas que ostentem o nome de personagens que fizeram parte ou apoiaram o regime responsável pelo que hoje conhecemos como os Anos de Chumbo do Brasil.

"Mudar esses nomes não significa tentar apagar o passado. Esse período não pode jamais ser esquecido para que ele nunca se repita. Mas também não considero justo homenagear quem apoiou a tortura, homicídios e demais fatos horríveis que mancharam a história do nosso País. Não é correto dar nome de próprios públicos a quem é contra a democracia", explica a prefeita.

Apesar de seu posicionamento, Marcia diz que não vai impor mudança alguma à população. "Vamos fazer audiências públicas com os moradores dos bairros (Costa e Silva e Jardim 31 de Março) para que eles aprovem ou não a modificação", garante a prefeita.

Todo o processo de levantamento histórico dos nomes que substituirão os próprios públicos e bairros está sendo coordenado pelo secretário municipal de Cultura, Welington Borges. Na mesma linha da prefeita, ele considera importante chamar a população para um debate sobre os nomes desses locais. "Queremos que as pessoas discutam se vale a pena ou não homenagear quem tanto fez mal para a democracia".

Fonte: Thiago Macedo/A Tribuna On-line

O Município deverá inaugurar casa-dia para idosos até final do mês


    

O serviço gratuito incluirá refeições e atendimento médico

Uma casa-dia, onde o idoso não lúcido possa permancer, com direito a refeições, a assistência médica, gerontológica e de enfemagem, com o total inicial de 30 vagas, deverá ser inaugurada até o final do mês. O atendimento deverá ser gratuito, funcionando como uma espécie de creche, onde fica até o final da tarde, indo pernoitar com seus familiares. O imóvel deverá localizar-se no Centro da Cidade. A informação é da secretária municipal de Cidadania e Inclusão Social, Karina Cruz Gonçalves. “A prefeita Marcia Rosa faz questão que o local seja inaugurado ainda em maio”, afirmou Karina Cruz..
A ideia inicial era sediar essa unidade da Prefeitura no Vale Verde, por ser um local, como o próprio nome faz crer, de bastante vegetação e tranquilo. Segundo Karina Cruz, um dos entraves para tanto foi o fato de o núcleo ser afastado, o que talvez dificultasse o transporte dos idosos até lá. “Os detalhes estão sendo finalizados. Nesta terça-feira, dia 10, teremos uma reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde”. Paralelamente, serão passados questionários, conforme disse, sobre as necessidades dos idosos e também para estabelecer a demanda no Município.
Reforma - Outra novidade, conforme adiantou, será a reforma do Centro de Convivência Antonia Bonfim de Aquino, o Conviver, centro de esportes, cultura e lazer, voltado para os idosos. A unidade oferece uma série de atividades aos interessados, sendo elas: baile semanal; cursos de culinária; de bordados; grupos de coreografia, de teatro e de canto coral. E mais: jogos de mesa, sendo as partidas mais usuais, dominó, tranca, super tranca e buraco.
O Conviver fica na Rua Dr. Fernando Costa, 181, Vila Santa Rosa, ao lado do Departamento Regional de Trânsito. O telefone é (13) 3372-4836. Funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. No Casqueiro, funciona na Rua Maria Cristina, 521, o telefone é (13) 3364-2335. Mais informações sobre os programas para idosos podem, ser obtidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com assistentes sociais da Prefeitura.  
 
         Fonte: Postado por Departamento de Imprensa
Texto: Maria Cecilia de Souza Rodrigues. MTb 16561.
20110505 - SEMCI - Casa Dia - CR

terça-feira, 3 de maio de 2011

Primeiros resultados definitivos do Censo 2010: população do Brasil é de 190.755.799 pessoas

O Brasil tem 190.755.799 habitantes. É o que constata a Sinopse do Censo Demográfico 2010, que contém os primeiros resultados definitivos do XII Recenseamento Geral do Brasil. A publicação oferece uma série de informações, desde o primeiro Censo, realizado em 1872, sobre a evolução demográfica do País, dados populacionais por sexo e grupos de idade, média de moradores em domicílios particulares ocupados e número de domicílios recenseados, segundo a espécie (ocupados, vagos, fechados, uso ocasional, coletivos) e situação urbana e rural. A publicação impressa é acompanhada por um CD-ROM onde as informações estão em níveis geográficos mais detalhados: Unidades da Federação, municípios, distritos e Regiões Metropolitanas. Também contém 21 tabelas com alguns resultados preliminares do Conjunto Universo do Censo 2010 para as Grandes Regiões e Unidades da Federação, com a população por cor ou raça, pessoas responsáveis pelos domicílios particulares, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares, existência de compartilhamento da responsabilidade pelo domicílio, pessoas com registro de nascimento em cartório, alfabetização, rendimento domiciliar, mortalidade e algumas características dos domicílios particulares permanentes.

Nos próximos meses, o IBGE divulgará novos dados do Censo de 2010 sobre a estrutura territorial do País, a malha dos setores censitários e novas informações sociais, econômicas, demográficas e domiciliares referentes aos dados do universo, conforme pode ser conferido no calendário de divulgações:

Mercado de trabalho é tema de seminário em Cubatão a partir de quarta-feira

Créditos: Arquivo

Falta qualificação
O cenário de crescimento do mercado de trabalho no Polo Industrial de Cubatão é promissor nos próximos anos. Principalmente com a ampliação das atividades das duas maiores indústrias da Cidade: Usiminas e Refinaria Presidente Bernardes. Porém, na contramão desse crescimento está a falta de qualificação dos trabalhadores do Município.
Números do levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) entre os dias 14 e 15 de abril revelam que 67,9% das pessoas ouvidas em Cubatão não fizeram cursos técnicos ou universitários. E 76,6% dos entrevistados que se acham despreparados para disputar as vagas de emprego que serão abertas pelo setor de petróleo e gás na região responderam que o motivo é a falta de qualificação profissional.
O levantamento faz parte do Projeto Baixada Santista 2021 ­ Os Desafios para a Próxima Década, desenvolvido pelo IPAT e pelo Instituto Impacto. Ao todo 1.200 moradores das nove cidades da região foram ouvidos. A pesquisa foi divulgada na edição do último domingo de A Tribuna.

Na busca por soluções para esse problema, que é considerado um dos principais entraves para o desenvolvimento social da Cidade, a Comissão Municipal de Emprego de Cubatão (Comec) inicia nesta quarta-feira dois dias de debates sobre os desafios da qualificação da mão de obra e da adequação do profissional no mercado de trabalho.
O seminário acontece no Bloco Cultural de Cubatão e a abertura oficial será às 15h30.No primeiro dia, as palestras ficam a cargo de representantes das entidades sindicais. Estão confirmadas as presenças de Paulo Sabóia, presidente estadual da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB); Herbert Passos, coordenador regional da Força Sindical; Francisco José Nogueira, coordenador da CUT na Baixada Santista; e Rogério Giannini, secretário estadual de Relações do Trabalho da CUT.
Na quinta-feira, também a partir das 15h30, falam Cláudio Luna Scalise, coordenador da Comissão Técnica de Recursos Humanos do Ciesp; Garabed Kenchian, pró-reitor de extensão do Instituto Federal de São Paulo; Marco Antonio Oliveira, da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia; Cesar Concone, economista da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho; e Ricardo Terra, da Divisão Técnica do Senai-São Paulo. O evento é aberto ao público.

Fonte: A Tribuna On-line

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Praça da Cidadania, na Vila São José, será reformada

Créditos: Reprodução

Melhorias


A Prefeitura de Cubatão assinou uma ordem de serviço, no dia 21, para início da construção da Praça da Cidadania, que será erguida na Avenida Tancredo Neves. O local, que é o primeiro do tipo em Cubatão, será um grande complexo de lazer, incluindo campo de futebol society, quadra de vôlei de areia, academia de ginástica e espaço para a terceira idade, teatro de arena, playground, pista de skate,
espelho d’água, jardim, iluminação e bancos.

As obras fazem parte da revitalização da Vila São José. Além da construção da praça, a UBS do bairro também será reformada, num conjunto de ações integradas.

A previsão para conclusão das obras, que devem ser iniciadas em duas semanas, é de 150 dias. O investimento do trabalho será de R$ 1,43 milhão, proveniente do Plano Municipal de Investimentos.

Parte da área da Praça da Cidadania está localiza na região da Petrobras, por onde passam tubulações. Por isso, operários e fiscais da Prefeitura serão treinados por engenheiros da Transpetro para receber orientações de normas de segurança e procedimentos de trabalho.

Rua da Cidadania


A Rua da Cidadania passará por uma grande reforma. Localizada no centro, a rua concentra diversos serviços gratuitos para a população, reunidos em apenas uma quadra. A reforma incluirá troca de pavimento, cobertura, novas escadas e rampas para acessibilidade.

No espaço, é possível dar entrada em documentos, acessar a internet, fazer exames médicos e receber orientações trabalhistas. Lá, funcionam, por exemplo, a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, o Fundo Social de Solidariedade, o Procon e a Agência Regional do Ministério do Trabalho.

A reforma complementa a revitalização da Praça Isabel, que será integrada à Rua da Cidadania. Com previsão de início para o segundo semestre, a obra estará concluída até o final do ano, com um custo de R$ 456 mil.


 Fonte: A Tribuna On-line