sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ecovias dará explicações a moradores do Curtume no dia 20 de outubro

A concessionária Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), terá que dar explicações sobre a construção de um viaduto que passará pela rua do Curtume, em Cubatão, aos moradores do local. Os esclarecimentos serão dados no dia 20 de outubro, às 10h, na Câmara de Cubatão.

O intuito é esclarecer os moradores sobre um viaduto que ligará a Via Anchieta à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, passando pela rua do Curtume.

“Os serviços de sondagem iniciados no Curtume geraram pânico na população”, explicou o vereador Aguinaldo Araújo (PDT). “Cada um fala uma coisa, que serão retiradas algumas famílias, que terá indenização. Eles precisam ouvir da Ecovias exatamente o que irá acontecer”, completou o vereador Geraldo Guedes (PR).

De acordo com o diretor superintendente da concessionária, José Carlos Cassaniga, o projeto ainda está em fase de estudos. “Estamos à disposição e estamos no momento certo de fazer as discussões. Nós queremos fazer esta obra com o máximo de organização. Não há motivos para a população ficar em pânico”, garantiu.

A reunião foi agendada a pedido da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do assunto, em visita à sede da Ecovias, em São Bernardo do Campo, na manhã de quinta-feira.

Fonte: A Tribuna On-line

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CEV do Curtume irá à Ecovias buscar informações sobre viaduto

Esclarecimento


Mais de 60 moradores lotaram o auditório da Câmara.



A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que tem o objetivo de obter informações sobre a construção de um viaduto na rua do Curtume e retirada das famílias irá à sede da Ecovias na manhã desta quinta-feira (29/9). A decisão foi tomada por conta da ausência de representantes da concessionária em reunião na manhã de quarta-feira (28/9), no anfiteatro da Câmara, quando vereadores conversaram com mais de 60 moradores e com secretários municipais.

De acordo com a empresa, por meio de ofício encaminhado à Casa de Leis, os representantes da concessionária já contavam com compromisso previamente agendados. "A Ecovias não tem apenas o superintendente, mas também engenheiros e outros funcionários. Deveriam ter mandado alguém para esclarecer a população", criticou o vereador Geraldo Guedes (PR), relator da comissão. "Eles estão causando pânico na população do Curtume e não vieram aqui dar esclarecimentos", criticou.

A CEV é presidida pelo vereador Aguinaldo Alves de Araújo (PDT) e tem como membro o parlamentar Paulo Tito (PT).

Cerca de 100 famílias da rua do Curtume estão apreensivas, pois a Ecovias começou a fazer uma sondagem na rua com máquinas, sem dar informações à população. Eles estariam iniciando a obra de um viaduto para ligar a rodovia Anchieta à avenida Cônego Domênico Rangoni. E, para isso, poderia haver a necessidade da retirada de alguns moradores.

Posicionamento

Os secretários municipais de Habitação, Wagner Moura, e de Obras, Silvano Lacerda, atenderam ao pedido dos vereadores e afirmaram que estão à disposição da população para esclarecimento. "Só temos de frisar que até agora não foi protocolado oficialmente nenhum projeto na Prefeitura", disse Lacerda. O secretário de Habitação também garantiu aos moradores que não tem conhecimento desta obra da Ecovias. "Além disso, para um projeto desta magnitude, precisa ser realizada uma Audiência Pública", completou.

Fonte: Câmara Muncipal de Cubatão



Fonte: Câmara Municipal de CubatãoF








sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cartório de Cubatão convoca deficientes e idosos

Acessibilidade

Pessoas com deficiência e idosos deverão comparecer ao Cartório Eleitoral de Cubatão para recadastramento com vistas a serem contemplados com amplas condições de acessibilidade para o pleito de 2012.

O assunto foi objeto de ofício do juiz eleitoral Frederico dos Santos Messias à prefeita Marcia Rosa, no sentido de que a informação fosse divulgada. O magistrado pediu que esses eleitores “procurem o Cartório com a maior brevidade possível, munidos de documento de identificação pessoal oficial e comprovante de residência (originais e cópias simples)”.

Os eleitores devem dirigir-se ao cartório de segunda a sexta-feira, no horário das 10 às 16 horas. O endereço é Rua Embaixador Pedro de Toledo, 120, Centro, telefone (13) 3375-2587.

Fonte: A Tribuna On-line







quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mangue vira nova moeda na Vila Esperança

Cubatão

A Vila Esperança agora tem uma moeda própria: o mangue. As primeiras cédulas desse sistema financeiro comunitário começaram a rodar no bairro na semana passada e já são aceitas por cinco estabelecimentos comerciais. Foram confeccionadas notas de 1, 2, 5 e 10 mangues.

As cédulas têm o tamanho de um cartão de visitas e, assim como o real, cada uma recebeu uma imagem, só que de um animal que vive nos manguezais. A moeda local é resultado de uma iniciativa das associações comunitárias Cubatão de Bem com o Mangue e Rádio Comunitária Nova Esperança, que se espelharam no sistema de economia solidária.

O esquema funciona da seguinte forma: os moradores recolhem lixo reciclável que é despejado no meio ambiente ou utilizado em suas residências e levam até a sede das duas associações. Esse lixo é trocado por mangues de acordo com a quantidade. Os mangues funcionam como uma moeda local e são aceitos como dinheiro nos estabelecimentos comerciais que aderirem ao projeto. Atualmente, estão credenciados uma padaria, uma peixaria, um salão de beleza e dois minimercados.

Fonte: A Tribuna On-line/Thiago Macedo






terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cubatão vai entregar parte do Parque Anilinas em outubro

O Parque Anilinas será parcialmente reaberto em outubro, com metade das obras concluída. Segundo o cronograma oficial, toda a reconstrução ficará pronta em abril de 2012.

Inicialmente serão reabertas as duas novas quadras poliesportivas, o complexo de esportes radicais e a nova pista de skate, playground, área de arborismo, pista de cooper, área de conveniência e esportes de mesa.

Conforme o projeto, toda a entrada principal do parque, onde está instalado o grande portal de aço, também estará concluída.

Vistoria

A prefeita Marcia Rosa (PT) pretende vistoriar as obras ainda nesta semana para garantir que tudo fique conforme o previsto. Com a inauguração dessa primeira etapa, restarão o centro multimídia, que abrigará salas de teatro, exposição, auditório e galeria de arte, além do cinema e lanchonetes.

O parque abrigará uma escola e os projetos musicais desenvolvidos pelo Município, como o Banda Escola Cubatão e um teleférico.

Fonte: A Tribuna On-line

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

'Cubatão Danado de Bom' entra para o calendário turístico estadual

Cultura nordestina

O Festival 'Cubatão Danado de Bom' agora faz parte do calendário turístico oficial do Estado. A lei 14.528 foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmim no último dia 2. O projeto de lei é de autoria do deputado José Bittencourt (PDT).

A inclusão do Festival de Cultura Nordestina no calendário paulista consolida-o como o maior evento nordestino realizado fora do Nordeste.

“É ótimo para Cubatão ter uma festividade que faça parte do calendário estadual de turismo. Isso deixa ainda mais clara a importância do ‘Cubatão Danado de Bom’, que gera renda, emprego e movimenta turisticamente nossa cidade e toda a região, por consequência”, comemorou Luiz Carlos Costa, secretário de Turismo da cidade.

A novidade ainda pode ajudar a cidade a pleitear o direito de se tornar estância turística. Dos municípios da Baixada Santista, Cubatão é o único que ainda não possui esse título, já que as oito cidades são estâncias balneárias.

Danado de Bom 2011

O festival este ano acontece entre os dias 11 e 15 de novembro, no Kartódromo Municipal. Além de trazer o que há de melhor na cultura nordestina, com sua culinária, danças, folclore e artesanato típicos, haverá shows com artistas como Daniela Mercury, Zé Ramalho e Cavaleiros do Forró.

Fonte: A Tribuna On-line




Projeto que extingue 42 cargos comissionados é aprovado na Câmara de Cubatão

Troca de farpas



Severino Tarcício da Silva, o Dóda (à esquerda), e Adeíldo Heliodoro, o Dinho, trocaram provocações

O Projeto de Lei (PL) que extingue 42 cargos comissionados na Câmara de Cubatão para a próxima legislatura foi aprovado na sessão de ontem. Apesar de ser o principal assunto da pauta, ele foi um mero coadjuvante diante do ríspido embate entre vereadores da situação, da oposição e de militantes políticos.

Eles quase chegaram a se agredir nas galerias do Poder Legislativo. Em plenário, Adeíldo Heliodoro, o Dinho, e Paulo Tito (PT), se digladiavam com os oposicionistas Severino Tarcício da Silva, o Dóda (PDT), José Roberto Azzoline Soares, o Alemão (PSB), e Geraldo Guedes (PR).

Apesar do clima quente,os parlamentares debateram no limite do respeito. Mas nas galerias, parte da torcida da oposição e também da situação protagonizavam cenas que chamariam atenção até em jogo de futebol de várzea. Quando os apoiadores da prefeita Marcia Rosa pediam a palavra, eram interrompidos por manifestações e muitas vezes insultos do público. O mesmo acontecia com os vereadores da oposição, que foram interpelados por diversas vezes.

A agitação dos torcedores era tão grande que o presidente da Câmara, Donizete Tavares do Nascimento, agora no PSC, perdeu as contas de quantas vezes foi obrigado a chamar a atenção do público para que a sessão desse continuidade. A Polícia Militar foi acionada e Donizete ameaçou diversas vezes esvaziar o plenário e dar continuidade apenas com os 11 parlamentares e a imprensa no plenário.

Dóda e Dinho roubaram a cena com os principais embates. Nos temas centrais das discussões, acusações de ambos os lados. Enquanto o Dóda criticava o aluguel de veículos da Prefeitura e questionava a política adotada pela prefeita, Dinho rebatia. Bradava as "realizações do atual governo" e desafiava o parlamentar da oposição a comparar os oito anos da gestão Clermont Silveira Castor com os dois anos e meio de Marcia Rosa.

Por muitas vezes, os vereadores se exaltavam a ponto de gritar ao microfone. Em tom irônico, Alemão pediu calma a Dinho porque "estava preocupado com o estado de saúde" do adversário. Uma das principais reclamações do trio de parlamentares da oposição era o grande número de funcionários comissionados do atual Governo nas galerias, que teria sido "convocado pela prefeita" para fazer o papel de claque da situação.

A sessão foi a mais agitada do ano e o clima foi tão tenso que contagiou até quem não costuma se pronunciar com frequência. "Há tempo de ouvir e há tempo de falar. E agora chegou o momento de falar", filosofou Aguinaldo Araújo (PDT), que apesar de ser radialista de ofício, não costumava soltar a voz nas sessões.

Fonte: A Tribuna On-line/Thiago Macedo




segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Câmara de Cubatão planeja corte no Legislativo


Reforma administrativa


Um projeto de lei que tramita na Câmara de Cubatão pretende extinguir 42 cargos comissionados no Legislativo. Se aprovada pelos vereadores, a medida passará a valer na próxima legislatura e representará uma economia pouco superior a R$ 2 milhões por ano aos cofres públicos.

O projeto foi proposto pela Mesa Diretora da Câmara e busca corrigir inconstitucionalidades apontadas pela Procuradoria de Justiça do Estado de São Paulo na lei responsável pela última reforma administrativa da Casa, realizada no ano passado.

A Procuradoria (órgão máximo do Ministério Público Estadual) ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Tribunal de Justiça (TJ) contestando a criação de 48 cargos em sete funções, em decorrência da reforma.

Com a decisão do TJ, todos os cargos questionados pela Procuradoria ficaram congelados. Os funcionários comissionados não podem ser substituídos em caso de afastamento ou demissão.

Fonte: A Tribuna On-line/Thiago Macedo






terça-feira, 6 de setembro de 2011

Municípios da região têm risco alto de epidemia de dengue na temporada de verão

Alerta


A Secretaria de Estado da Saúde pretende adiantar o programa de combate à dengue em 47 municípios do Estado, considerados de alto risco para epidemia da doença durante a temporada de verão, entre o final deste ano e início de 2012.

O alerta consta no Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue. O documento foi aprovado pela pasta no último dia 18.

Na Baixada Santista, quatro cidades constam nesta lista: Cubatão, Guarujá, Itanhaém e Santos. O Estado enviará cerca de 700 profissionais da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para acompanhar as visitas nas residências realizadas pelos agentes municipais, com o objetivo de controlar e eliminar criadouros do mosquito.

Existe o temor que a circulação do vírus tipo 4 chegue com força no Estado, provocando uma grande epidemia, pois a população está vulnerável a esse sorotipo. Este vírus poderá provocar casos graves em cidadãos que já contraíram anteriormente os vírus do tipo 1, 2 e 3.

A situação nas cidades da região levou em consideração três aspectos: a taxa de casos confirmados por 100 mil habitantes, a densidade populacional e a série histórica de casos da doença.

Elas foram selecionadas por terem registrado a transmissão de dengue em pelo menos cinco dos últimos dez anos ou por ter uma incidência de registros acima de 300 casos por 100 habitantes.

Capacitação

Uma das novidades do plano estadual é a realização de treinamentos de 15 minutos para médicos nos locais de trabalho, uma estratégia já adotada pela Prefeitura de Santos.

Outra novidade será a atuação, a partir do último trimestre do ano, da Vigilância Sanitária do Estado, em parceria com os órgãos municipais, nos chamados imóveis estratégicos. São eles: borracharias, ferro-velhos, rodoviárias, cemitérios, piscinas de uso público, bem como hospitais, escolas, shoppings, clubes, presídios e asilos. Um cronograma das visitas ainda está sendo elaborado.

Fonte: A Tribuna On-line/Sandro Thadeu






segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto de lei institui bilhetagem eletrônica no transporte cubatense



Inovação
O transporte público municipal de Cubatão passará a contar com um sistema de bilhetagem eletrônica. O projeto de lei que institui o sistema já está em tramitação na Câmara. Depois de aprovado, será implantado em até seis meses pela concessionária que realiza o serviço na Cidade.

Segundo o superintendente da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Marco Cruz, o sistema será semelhante ao que está em prática há anos no transporte metropolitano, com cartões magnéticos.

Marco Cruz conta que a medida já estava prevista no edital de licitação que escolheu a empresa para explorar o transporte público em Cubatão e que a mudança não afeta o emprego dos cobradores. “A presença desses trabalhadores está garantida no edital. E os ônibus continuarão aceitando dinheiro”.

Perueiros insatisfeitos

Em média, cerca de 500 mil pessoas por mês usam o transporte convencional e as lotações do alternativo. E são justamente os perueiros que não estão muito satisfeitos com a notícia da implantação da bilhetagem eletrônica. Eles reclamam que não foram comunicados sobre o projeto e que não há garantias de que serão inseridos no novo sistema.

“Se o projeto for aprovado como está e os permissionários ficarem de fora, isso significará a inviabilidade financeira para todo o transporte alternativo”, declara Jefferson Dias Gomes Neves Cansou, advogado da Cooperativa do Transporte de Passageiros (Coopertransp).

O defensor afirma que limitar a bilhetagem eletrônica ao transporte convencional representará uma queda de cerca de 50% no número de passageiros conduzidos pelas lotações. “Atualmente, os perueiros transportam cerca de 150 passageiros pagantes e 70 isentos (deficientes físicos e aposentados). E não há qualquer subsídio”.

Mas Marco Cruz adianta que a intenção do Município é expandir a bilhetagem para o transporte alternativo. “Não teria motivo para ficar de fora se o nosso intuito é ter um sistema de transporte integrado na Cidade”.

Fonte: A Tribuna/Thiago Macedo





sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Economia brasileira cresce 0,8% no 2º trimestre de 2011, mostra IBGE






A economia brasileira cresceu 0,8% no segundo trimestre de 2011 sobre os três primeiros meses deste ano, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (2). O Produto Interno Bruto (PIB), em valores correntes, chegou a R$ 1,02 trilhão no período.

No segundo trimestre, o destaque ficou com o setor de serviços, que mostrou crescimento de 0,8%, seguido pela indústria, 0,2%. Já a agropecuária recuou 0,1%.

No primeiro trimestre, a expansão da economia fora de 1,2% sobre os três meses anteriores, segundo revisão do IBGE. Na divulgação de junho, o número anunciado fora 1,3%.

“Olhando todas as taxas, a gente vê que houve uma desaceleração do crescimento. Continuamos crescendo, porém mais devagar”, disse Rebeca de La Rocque Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE. "O setor agropecuário e a indústria puxaram o PIB para baixo, desacelerando em relação ao primeiro trimestre.”

Olhando todas as taxas, a gente vê que houve uma desaceleração do crescimento. Continuamos crescendo, porém mais devagar"Rebeca de La Rocque Palis, gerente do IBGENa comparação com o segundo trimestre do ano anterior, o PIB cresceu 3,1%, com destaque partindo também do setor de serviços, com alta de 3,4% e, na sequência, aparece a indústria, com crescimento de 1,7%. Agropecuária não mostrou variação. "Com relação à pecuária, o embargo russo também contribuiu para a queda na produção", disse Rebeca.

No primeiro semestre, a economia brasileira teve expansão de 3,6%, segundo o IBGE.

Fonte:  G1, em São Paulo e no Rio









quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Prefeita de Cubatão reduz salários de 26 servidores

Acima do teto

A prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, reduziu os vencimentos de 26 servidores da ativa que recebiam acima do teto constitucional. A medida cumpriu uma determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE).

Em fevereiro deste ano o órgão notificou o ex-prefeito Clermont Castor para que ele devolvesse aos cofres municipais R$ 1 milhão 195 mil. O valor é referente ao pagamento de salários acima do teto a funcionários, no ano de 2006. O processo ainda está em andamento e o ex-prefeito pode se defender.

No âmbito municipal, o valor dos vencimentos de um servidor público não pode ultrapassar o do prefeito, que em Cubatão é de R$ 14.255,30.

No entendimento do TCE, esses funcionários deveriam ter os seus ordenados congelados até que equiparassem ao teto determinado por lei. Mas isso não aconteceu e, pelo menos, 26 servidores continuaram a ter os seus vencimentos reajustados.

Ao cumprir a ordem do Tribunal, Marcia determinou que os salários de todos 26 servidores que constam do processo inicial do TCE retorne aos patamares que se encontravam em 2003. A medida resultou em uma diminuição de R$ 127.454, 94 na folha de pagamento da Prefeitura.

Fonte: A Tribuna On-line/Thiago Macedo