quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fórum de Cubatão tem goteiras, infiltrações e problemas na rede elétrica

Descaso
A principal sala da sede do Poder Judiciário de Cubatão, o Salão do Jurí, pede socorro. O local está com goteiras, infiltrações e problemas na rede elétrica. Na última quinta-feira, o diretor do Fórum, o juiz Frederico dos Santos Messias, se reuniu com representantes da Prefeitura, de empresas do Polo Industrial e da Ecovias para expor os problemas e conseguir apoio para uma reforma emergencial do salão.

Se quisesse o magistrado não precisaria dizer uma palavra para expor as más condições de conservação do Salão do Júri, onde aconteceu o encontro. Como estava chovendo forte, funcionários do Fórum colocaram baldes para conter a água que caía das goteiras e as infiltrações nas paredes ficaram bem visíveis.

Em uma estimativa preliminar, seriam necessários cerca de R$ 250 mil para reformar a sala, instalar um circuito interno de vigilância, reformar o gradil ao redor do prédio que está tomado pela ferrugem e substituir o arcaico sistema de PABX do Fórum.

“Infelizmente, não podemos atender a essas demandas maiores. Só por meio de parcerias que conseguiremos realizar (as obras).
Essas obras e equipamentos não serão para mim ou os outros juízes. Até porque nós não ficaremos aqui para sempre. Essas melhorias são para os funcionários e a população cubatense”, explicou Frederico dos Santos Messias. Na reunião participaram representantes do Centro das Indústria do Estado de São Paulo (Ciesp), da Usiminas, Petrobras, Terracom, Ecovias, da Prefeitura e da Companhia Cubatense de Urbanização e Saneamento (Cursan).
 
Créditos: Raimundo RosaO diretor do Fórum espera conseguir apoio para uma reforma emergencial do salão
    O presidente da Câmara de Vereadores, Donizete Tavares do Nascimento (PSC) também participou da reunião. “É importantíssimo esse apoio das indústrias para o desenvolvimento da Cidade. Antes, nos tempos escuros de Cubatão, quando a poluição estava ano auge, víamos as empresas do Polo como inimigas. Mas, felizmente, essa realidade mudou”, disse o presidente.

    Todos os presentes se comprometeram em analisar o pedido e darão a resposta ao juiz nos próximos dias. Inicialmente, a Petrobras se comprometeu em fornecer os materiais necessários para trocar o sistema elétrico do Fórum, que será feito com a mão de obra cedida pela Cursan.
     
    Fonte: A Tribuna On-line

    Vereadores de Cubatão irão ouvir Cetesb e Prefeitura

    Qualidade do ar


    Créditos: Raimundo Rosa A Câmara de Cubatão instaurou, nesta sexta-feira, uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para investigar a qualidade do ar da Cidade.

    A CEV foi formada a partir de um requerimento do vereador Severino Tarcício da Silva (PSB), o Dóda, aprovada no dia 17 de abril. O requerimento pedia, a princípio, o conserto do painel eletrônico que mede a qualidade do ar de Cubatão, instalado na Av. Nove de Abril.

    A primeira providência será convocar representantes da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, além de um representante da Associação das Vítimas da Poluição e das Más Condições de Vida. A reunião deve acontecer em 15 dias.

    Além de Dóda, também fazem parte da comissão os vereadores Nêga Pieruzi (PT), Geraldo Guedes (PR), Aguinaldo Araújo (PDT) e Francisco Leite da Silva (PSD), o Bigode.

    "Recebemos a informação da Cetesb de que o ar de Cubatão tem boa qualidade. Ainda assim, nossa cidade tem a imagem denegrida em um jornal de grande circulação como sendo a mais poluída. Alguém está mentindo", disse Nêga Pieruzi.

    Nêga citou matéria publicada na edição de 16 de abril do jornal Folha de São Paulo, que cita Cubatão como a cidade mais poluída do Estado. A matéria está anexada ao processo de abertura da CEV.
     
    Fonte: A Tribuna On-line

    Servidores e secretários têm normas para o período eleitoral

    Decreto

    A prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), baixou um decreto que funcionará como uma espécie de manual de conduta para o funcionalismo público e os secretários municipais, durante o período eleitoral.

    As normas do Executivo pretendem coibir abusos por parte de servidores concursados ou em cargos indicados (os chamados comissionados) e evitar que membros do Governo tenham atitudes que possam ser punidas pela legislação eleitoral.

    Créditos: Raimundo Rosa
    Normas pretendem coibir abusos de servidores que possam ser punidas pela legislação

      O decreto proíbe que funcionários públicos usem e-mails institucionais, telefones da Prefeitura ou qualquer outro serviço custeado pela Administração Pública para fazer campanha partidária, elogiar ou criticar qualquer que seja o candidato. Em horário de expediente, os servidores também estão proibidos de realizar práticas político-eleitorais.

      Os funcionários que forem flagrados desrespeitando as regras do decreto estão sujeitos a sanções administrativas.
       
      Fonte: Thiago Macedo/A Tribuna On-line