quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Incêndios destróem moradias e deixam 38 desabrigados em 15 dias

Vila dos Pescadores

 

Os moradores da Vila dos Pescadores, em Cubatão, mais uma vez foram vítimas de um incêndio, na manhã desta quarta-feira. Desta vez, cinco barracos tiveram perda total e outra casa danos parciais. Em decorrência das chamas, 9 adultos e 10 crianças ficaram desabrigadas.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 9h, no Caminho Monte Serrat, s/número. A comunidade, que ainda se recupera do susto que deixou 19 pessoas desabrigadas no último dia 16 de julho, precisou apagar as chamas que, em pouco tempo, destruíram dois barracos. Por sorte, ninguém ficou ferido. Graças ao trabalho, o fogo foi contido antes mesmo da corporação chegar ao local.
Os moradores utilizaram 6 extintores portáteis de incêndio

    Para o combate ao incêndio, os moradores utilizaram 6 extintores portáteis de incêndio classe ABC, mangueiras caseiras e baldes, cabendo ao Corpo de Bombeiros de Cubatão efetuar o rescaldo do material queimado. Não houve feridos, no entanto, uma idosa teve a pressão arterial elevada e foi encaminhada pelo plantão do Comdec à UBS da Vila dos Pescadores, para atendimento médico.

    Por meio de nota, a Prefeitura de Cubatão informa que "está intermediando várias formas de auxílio aos moradores da Vila dos Pescadores atingidos pelo incêndio ocorrido na manhã desta quarta-feira".

    Créditos: Walter Mello
    m decorrência das chamas, 9 adultos e 10 crianças ficaram desabrigadas


    De acordo com a administração municipal, um projeto de lei para a concessão do auxílio-aluguel às cinco famílias está sendo pautado "em regime de urgência", devendo ser votado pela Câmara Municipal na próxima terça-feira.

    "O Serviço Social da Prefeitura providenciou a cessão de roupas, cobertores, calçados e cestas básicas aos moradores, bem como a renovação dos documentos perdidos no incêndio."

    A Tribuna On-line
    questionou a Prefeitura sobre a situação das outras 19 pessoas que ficaram desabrigadas no último dia 16 de julho, mas não obteve resposta.

    Fonte: A Tribuna On-line
    Créditos: Walter Mello
    O incêndio começou por volta das 9h, no Caminho Monte Serrat

    quarta-feira, 1 de agosto de 2012

    Cubatão recebe aval da segurança nacional para implantar câmeras

    Monitoramento
    A segurança será reforçada em Cubatão. O Município recebeu aval da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SNSP), órgão do Ministério da Justiça, a obter recursos federais destinados à implantação de um sistema de videomonitoramento.
    O pedido da Prefeitura é da ordem de R$ 1.367.661,54. A contrapartida do Município seria de 2% do valor total da proposta, ou seja R$ 27.911,46.

    O pedido já havia sido encaminhado ao Governo Federal e dependia apenas da habilitação da SNSP. Esta, por sua vez, acaba de considerar que os termos da proposta do Município estão adequados ao edital do Fundo Nacional de Segurança Pública-FNSP.

    A conquista não é definitiva, uma vez que, conforme o projeto, são seis fases preliminares até a liberação dos recursos. Se conseguir vencer todas as etapas, Cubatão pode conseguir a a instalação de câmeras de vídeo em 35 pontos de sua área urbana.

    Detalhamento

    Segundo a Prefeitura, as demais etapas do processo envolvem análises técnicas e institucionais. Para Genivaldo Linhares Brandão, diretor do Departamento Municipal de Segurança Pública, Cubatão deu um passo importante porque a habilitação é uma das etapas mais difíceis do processo – entre 153 propostas apresentadas ao Ministério da Justiça, apenas 29 foram aprovadas.

    Conforme Brandão, para que Cubatão tivesse um projeto consistente, foi importante a ação do Comitê de Gestão Integrada Municipal- CGIM, implantado há seis meses pela Prefeitura e formado por representantes municipais e de todos os segmentos da cidade que, direta ou indiretamente, atuam na área de segurança.

    “A definição dos pontos de videomonitoramento, por exemplo, ocorreu após reuniões do CGMI e teve por base estatísticas de ocorrências criminais já consolidadas, o que lhe dá legitimidade”, afirmou Brandão. A Polícia Militar indicou sete desses pontos.
     
    Fonte: A Tribuma On-line