quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Diplomados os novos governantes de Cubatão

Gabinete18/12/2012

 

"O futuro aponta momentos promissores", afirmou a prefeita

"Muita coisa boa está por vir em Cubatão", afirmou a prefeita Marcia Rosa no ato de sua diplomação para o segundo período no cargo. Ela citou os avanços conquistados, apesar da crise, como indicativo dos novos tempos que a cidade terá. O ato formal de diplomação foi realizado a partir das 17 horas desta terça-feira (18), num superlotado Bloco Cultural do Paço Municipal, cedido ao TRE para essa finalidade, com grande participação de autoridades e público. Na cerimônia pública, foram entregues os diplomas correspondentes aos candidatos eleitos em outubro para o Executivo e o Legislativo municipais, para o exercício correspondente ao quadriênio 2013/2016.

Presidida pelo juiz eleitoral Sérgio Ludovico Martins, a mesa de honra foi integrada também pela prefeita reeleita Marcia Rosa de Mendonça Silva, pelo presidente da Câmara e vice-prefeito eleito Donizete Tavares do Nascimento, pela promotora Daniella Di Gregório Lander Kenworthy (representando o Ministério Público Eleitoral) e pelo deputado estadual Luciano Batista, representando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Participaram ainda do ato o juiz Frederico Santos Messias, os representantes dos partidos políticos e diversas autoridades regionais.

Discursos - O juiz eleitoral expressou a alegria de participar das ações de mediação no processo eleitoral, que então culminava na diplomação dos eleitos, por ele cumprimentados. Também falou na cerimônia o vice-prefeito eleito Donizete Tavares do Nascimento, agradecendo à população por mais este diploma eleitoral e destacando que, mesmo sendo independentes os poderes da República, são igualmente importantes, sendo necessário cada um fazer a sua parte.

Já a prefeita Marcia Rosa iniciou seu discurso agradecendo a todos pela confiança depositada em seu mandato, em sua pessoa e em sua equipe, confiança que será honrada em mais um mandato. Parabenizou o juiz eleitoral pela condução serena das eleições e lembrou como Cubatão era uma cidade diferente, quatro anos atrás: "era uma cidade sem cinema, sem teatro, sem cobradores nos ônibus, uma cidae que tinha apenas 730 vagas em creches (hoje são três mil e vão aumentar mais). Fizemos o que nunca foi feito, inclusive criamos programas para fomentar a economia local, que se mostraram ser muito necessários. Era preciso diversificar a economia cubatense, dependente do ICMS, pois qualquer abalo econômico comprometeria os programas e projetos da cidade e sacrificaria a população, como agora".

Marcia complementou: "O futuro aponta momentos promissores para Cubatão. Vamos avançar e superar esta crise com esse espírito de solidariedade e carinho, com o qual conclamo a todos para que façam um pacto de compromisso pelo futuro de Cubatão. Muita coisa boa está por vir em nossa cidade. Que Deus abençoe o nosso povo".

Além da prefeita Marcia Rosa e do vice-prefeito Donizete Tavares do Nascimento, receberam seus diplomas os vereadores eleitos Ademario da Silva Oliveira, Adeildo Heliodoro dos Santos (Dinho, representado por sua irmã), Wagner Moura dos Santos, Fábio Alves Moreira (Roxinho), Aguinaldo Alves de Araujo, Ricardo de Oliveira (Queixão), Ivan da Silva (Ivan Hildebrando), César da Silva Nascimento, Jair Ferreira Lucas (Jair do Bar), Severino Tarcicio da Silva (Doda) e Fábio Moura dos Santos.
 
Fonte:Carlos Pimentel Mendes
MTb 12.283

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Prefeitura realiza pagamento à Marvin na terça-feira, dia 18

14/12/2012

 


Empresa acordou pagamento de dois meses de salários atrasados e mais o 13º a seus funcionários

Na próxima terça-feira, 18, a Prefeitura realizará um pagamento de cerca de R$ 2,2 milhões à Marvin Segurança Patrimonial, empresa de vigilância contratada pela municipalidade, o que garantirá, conforme acordo entre as partes, o pagamento de dois meses de salários atrasados e o décimo-terceiro salário dos funcionários da empresa.

Trata-se de mais um resultado positivo no esforço que o Governo Municipal desenvolve, para vencer a crise financeira que a Prefeitura tem atravessado nos últimos meses, em razão da queda da arrecadação tributária.

Essa queda é consequência da desaceleração das atividades industriais no País, fruto da crise global, que reflete no recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS, principal fonte de receita tributária de Cubatão. A crise obrigou a Prefeitura, desde o primeiro semestre, a adotar uma série de medidas emergenciais de contenção de despesas, renegociação de contratos, novos cronogramas de pagamentos, racionalização e mesmo cortes nas despesas públicas.

"Com o esforço de todos, Administração, servidores municipais, empresas contratadas e a própria população, estamos superando a crise que o município enfrenta. Após o pagamento do 13º, cujo depósito ao funcionalismo foi antecipado do dia 20 de dezembro para hoje (14/12), estamos conseguindo vencer outras etapas, como nesse caso da empresa de vigilância", comemorou o secretário de Planejamento, Adalberto Ferreira.

Ao anunciar o depósito do décimo-terceiro salário do funcionalismo na íntegra e com seis dias de antecipação da data prevista inicialmente, a prefeita Marcia Rosa já havia declarado que acredita no próximo ano mais equilibrado para as finanças municipais. "Tenho certeza de que Cubatão sairá dessa situação mais fortalecida e, já em 2013, com novos investimentos por toda a cidade", finalizou a prefeita.

Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Cobras são achadas em condomínios populares de Cubatão

Muitos problemas
Considerado pela ONU exemplo mundial de habitação popular e sustentável, o Conjunto Residência Rubens Lara, no Jardim Casqueiro, está apresentando vários problemas. São 1.840 unidades habitacionais construídas para receber as famílias retiradas das áreas de risco do Município pelo Programa Serra do Mar, do Governo do Estado.

Alguns dos problemas surgiram nos prédios da Quadra F, Lote 4, na Rua 2, número 120. Nesse local, vários os moradores – que se mudaram a um pouco mais de um mês – foram surpreendidos por infiltrações, portas empenadas e rachaduras. Na última chuva forte, no apartamento de Edegar de Souza a água desceu pelo teto. Assim como no de Flazinete Assis de Oliveira, onde a água entrou por rachaduras no teto. Também houve infiltrações no apartamento de Maria da Solidade.

Síndico do conjunto, Agenor Camargo contou que em uma das residências a água entrou pelos conduítes de interruptores, pelos bocais das lâmpadas e por fendas nas janelas. Em um dos apartamentos, é possível ver a encanação que leva água ao chuveiro porque a parede está quebrada.

O síndico afirma também que as mangueiras de incêndio não estão instaladas ou tiveram os encaixes furtados. Na última semana, cobras foram achadas dentro dos condomínios. Parte do Conjunto Rubens Lara é vizinha de uma extensa área verde.

De acordo com Agenor, quando problemas como infiltrações acontecem, os moradores muitas vezes não têm a quem recorrer. “Principalmente nos fins de semana e feriado a gente não encontra nenhum responsável pela obra para que o problema seja resolvido”, protesta o síndico.

Conforme os moradores, quando problemas como esse são detectados ele foram orientados a procurar técnicos de uma empresa terceirizada que é responsável pelo acompanhamento das mudanças e do pós-ocupação. “Eles dizem pra gente procurar o pessoal do social só que a gente nunca encontra ninguém. E quando conseguimos fazer a reclamação o conserto demora muito para acontecer”.

A maioria das famílias que estão nesse condomínio morava nas Cotas 200 e 95. Apesar das reclamações elas estão satisfeitas com as novas moradias. “Existe problema? Existe. E nós temos que reclamar para que eles sejam resolvidos, mas mesmo assim aqui está bem melhor do que onde eu morava”, pondera Maria da Solidade.

O Programa Serra do Mar está retirando 5.350 famílias que vivem dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, em Cubatão, outras cerca de 2.500 continuarão vivendo na Serra em áreas do parque que foram desafetadas e estão sendo consolidadas.
Créditos: Davi Ribeiro
Considerado exemplo mundial de habitação popular, ´Rubens Lara´ tem vários problemas

    Resposta

    Procurada, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), responsável pela construção do conjunto, informou, por meio de nota, que “todos os reparos solicitados pelos moradores já estavam sendo executados pela construtora responsável pela obra”, no momento em que esta reportagem estava sendo elaborada.

    Segundo a Companhia, os “prédios foram entregues com todos os equipamentos de segurança e combate a incêndio e não apresentam problemas estruturais. Na ocasião da entrega dos imóveis, foi feito um check list nos apartamentos com a presença dos moradores e na parte condominial, em conjunto com os representantes de cada bloco”.

    Já sobre a presença de cobras no condomínio, a Companhia afirma acionará o Centro de Zoonoses de Cubatão para verificar a situação. “O empreendimento está totalmente cercado por gradil”, diz a nota.

    A CDHU diz ainda que mantém, junto com a construtora do conjunto, “equipes técnicas para atendimento aos moradores. A equipe social orienta os moradores para a organização do condomínio e faz visitas semanais ao conjunto. Os casos emergências são atendidos pelo telefone informado aos representantes dos blocos”.
    Fonte: A Tribuna On-line/Thiago Macedo