quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Educação Gestão 03/09/2014

Prefeitura convoca 80 aprovados em concurso público para área da Educação

Candidatos convocados devem se apresentar para entrega de documentos, nomeação e posse

A Prefeitura de Cubatão está convocando 80 aprovados no Concurso Público com Reserva de Vagas nº 01/2010, destinado à área da Educação, para entrega de documentos, nomeação e posse. O edital está disponível no Portal da Prefeitura e foi publicado na edição desta quarta-feira, dia 3, na parte oficial do jornal A Tribuna.

Dos 80 convocados, 20 são inspetores de alunos, 23 professores de Educação Infantil I, sete professores de Educação Infantil II, 12 professores de Ensino Fundamental I - Magistério, seis secretários de escola, cinco professores de Educação Especial (deficiências mental, auditiva e visual), um professor de Educação Profissional - Piano, dois professores de Educação Física, dois professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e dois de Matemática.

Os convocados deverão se apresentar na Secretaria Municipal de Educação (Rua Bernardo Pinto, 10 - Cento) com documentos pessoais e também com documentos que comprovem sua habilitação para os requisitos do cargo pretendido nos seguintes dias e horários: - Sexta-feira, dia 5: às 8h30, professor de Educação Especial; às 9h, professor de Ensino Fundamental I - Magistério; às 10h, professor de Educação Infantil II; às 10h30, professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa; às 13h30, professores de Educação Profissional - Piano, Educação Física e Matemática, e, às 14h30, professor de Educação Infantil I; - Segunda-feira, dia 8, às 13h30, secretários de escola, e às 14h, inspetores de alunos. Posteriormente, os candidatos serão direcionados ao Mini Auditório do Paço Municipal para entrega de documentos, nomeação e posse.

Confira a listagem em http://goo.gl/t3tTwI .
Texto: Cecília Beu - MTb 22.332
Secretaria de Educação, Secretaria de Gestão
Saúde 02/09/2014

Técnicos do Ministério da Educação aprovam Curso de Medicina em Cubatão

Relatório enviado à Prefeitura destaca qualidade da rede pública de saúde e aprova pleito local para instalação de curso superior

"É o reconhecimento oficial do novo momento de progresso, pesquisa e educação vivido por Cubatão. Estamos celebrando um momento histórico". Com essas palavras, a prefeita Marcia Rosa destaca ter sido aprovado, pelo Ministério da Educação (MEC), que seja instalado um curso de Medicina na Cidade. O relatório oficial aprovando o pleito cubatense foi divulgado à Administração Municipal nesta segunda-feira (1/9).

Como parte dos esforços para universalizar a demanda de residência médica no País, o Governo Federal pretende, até 2017, criar 11.447 vagas de graduação em Medicina no Brasil. Das vagas previstas, 7,8 mil deverão ser criadas em instituições privadas, a serem autorizadas pelo MEC para se instalar em cidades-polo que atualmente não possuem essa oferta.

Para receber os novos cursos universitários, as cidades pleiteantes precisaram se submeter a um complexo e criterioso processo de avaliação, para demonstrar que possuem toda a infraestrutura que contemple a plena formação de profissionais. Para cumprir todos os requisitos, Cubatão contou com o apoio de Santos e São Vicente, que ofereceram seus leitos da rede pública para completar o número necessário à residência dos futuros estudantes.

Aprovação - No início do mês passado, Cubatão recebeu a visita de técnicos do MEC, que percorreram todos os equipamentos de Saúde da Cidade e entrevistaram autoridades municipais.

No relatório conjunto, Valéria Bonetti, da Universidade Federal de Uberlândia/MG, e Arnaldo Andrade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, avaliaram que o sistema municipal de saúde possui todos os requisitos necessários para a completa formação de profissionais. "A visita ocorreu de forma produtiva e tranquila, tendo sido garantidas pelos representantes locais todas as condições e infraestrutura necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos. (.) Não houve dúvida da consistência e relevância [da proposta do município]. A rede hospitalar instalada contempla as necessidades do curso. (.) A análise da documentação apresentada pelo município demonstra que a cidade tem estrutura de equipamentos públicos e programas de Saúde que atendem aos requisitos do edital", concluíram.

Referência - De acordo com a chefe do Executivo Municipal, a aprovação da Cidade pelo MEC atesta a abrangência e qualidade da rede municipal de Saúde. "Graças a um trabalho sério de toda a equipe da Prefeitura e com o apoio das nossas cidades vizinhas, temos agora a grande oportunidade de fazer uma rede pública de Saúde mais humana, tornando nossa cidade uma referência nacional em Saúde e Educação. É uma grande conquista para a nossa cidade e para nossa população".
Texto: Allan Nóbrega - MTb 52.208-SP
Secretaria de Saúde