A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) identificou emissão de dióxido de enxofre (SO2) na atmosfera em Cubatão, após vazamento na fábrica de fertilizantes Anglo American (antiga Coperbrás) no Polo Industrial. Segundo o órgão, com isso e com a umidade existente, devido as fortes chuvas, além de outros compostos na atmosfera, é possível uma formação de vapor d'agua e gotículas de ácido sulfúrico ou sulfuroso, conhecida popularmente como chuva ácida.

Nesta terça-feira (27), a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), postou, em seu perfil no Twitter, um alerta de que o vazamento da última sexta (23), poderia causar a chuva ácida. "Enviei documento ao Polo sobre o vazamento do SO2. Esse gás em contato com a água produz ácido sulfúrico, que pode provocar chuva ácida", escreveu a chefe do Executivo.

Em nota, a Cetesb informa que tal situação só aconteceu no período em que houve corrente dos gases na atmosfera.
N/A
Folhas da vegetação da Cidade apresentam manchas indicando prejuízo ao meio ambiente, afirmou a Prefeitura
No jardim da agência ambiental, ainda segundo o órgão, algumas espécies de vegetação ficaram com as folhas queimadas. "Outro indicativo foi atestado pela estação medidora de qualidade do ar, localizada no Centro da cidade, que indicou valores de SO2 com picos no horário do acidente. Portanto, concluímos, que no período do vazamento tivemos influência dos gases, com teor altíssimo de SO2 e os demais gases existentes na atmosfera, entretanto, fora deste intervalo de tempo é remoto o risco de chuva ácida".

Com relação a uma coleta de amostra da próxima chuva em Cubatão, a Cetesb afirma que não existe programação, uma vez que "só seria possível (colher a amostra) no momento ou enquanto a corrente gasosa, rica com os compostos sulfurosos, estivessem na atmosfera".

Reunião

Na tarde desta quarta-feira (28), o órgão ambiental se reunirá com a prefeita da Cidade para esclarecimentos sobre o atendimento de emergência após o vazamento de gás no Polo de Cubatão. Segundo a Cetesb, serão tratados ainda assuntos como a participação do município e a atribuição da Defesa Civil e suas ações de coordenação na evacuação dos atingidos.
 
N/A
Pelo menos 90 pessoas relataram mal-estar após vazamento de produto químico no Polo de Cubatão
Multa
O vazamento ocorreu a partir da fábrica de fertilizantes Anglo American (antiga Coperbrás). A empresa foi multada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) em 10 mil UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo, cujo valor unitário em 2015 é de R$ 21,25), o equivalente a R$ 212 mil. Cerca de 90 pessoas deram entrada no PS Central de Cubatão após passarem mal com o forte cheiro do produto.
Fonte: De A Tribuna On-line