quarta-feira, 27 de junho de 2012

Prefeita Marcia Rosa encaminha plano de carreira de servidores

Após protestos

Créditos: Raimundo Rosa

O Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos servidores municipais de Cubatão foi encaminhado nesta terça-feira para a Câmara de Vereadores pela prefeita Marcia Rosa. A medida acontece após a chefe do Executivo enfrentar uma série de protestos realizados pelos servidores cobrando reajuste salarial e a retomada das discussões do PCCS.

O plano foi entregue ao presidente do Legislativo cubatense, Donizete Tavares do Nascimentos (PSC) e, para entrar em vigor, deve ser aprovado pelos parlamentares. O PCCS prevê que os funcionários públicos da ativa (cerca de 5 mil) terão reajustes que podem variar entre 2,5% a 12,5% a partir de janeiro de 2013, de acordo com o tempo de serviço, além de outros benefícios. Ele também acaba com as incorporações salariais dos servidores que ocupam cargos em comissão ou função gratificada de chefia.

Outros pontos atendidos pela Administração foram: gratificação de 40% no valor do salário para os servidores com nível universitário e a progressão de titularidade que vai variar de 1% a 5%; e a manutenção da verba SUS para todos os funcionários que atuam no setor da Saúde.

As negociações do PCCS foram retomadas nos últimos dois dias junto aos representantes de uma comissão de servidores e do sindicato da categoria e terminou com o governo cedendo em alguns pontos onde não havia consenso.

Porta voz do governo, o secretário municipal de Comunicação, Fernando Alberto Henriques Júnior nega que o governo tenha agido sob pressão e explica que a decisão é resultado da retomada das negociações. “No ano passado, quando o plano ficou pronto, avaliamos que não era possível arcar com os impactos que seriam causados no orçamento deste ano. Mas agora, esse impacto já pode ser previsto para 2013. Assim, o plano será realidade”.

O presidente do Sindicato dos Servidores de Cubatão, Jorge Daniel Santos, foi procurado para comentar o conteúdo do PCCS, mas não foi localizado pela reportagem.

Fonte: A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário