quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cubatão recebe aval da segurança nacional para implantar câmeras

Monitoramento
A segurança será reforçada em Cubatão. O Município recebeu aval da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SNSP), órgão do Ministério da Justiça, a obter recursos federais destinados à implantação de um sistema de videomonitoramento.
O pedido da Prefeitura é da ordem de R$ 1.367.661,54. A contrapartida do Município seria de 2% do valor total da proposta, ou seja R$ 27.911,46.

O pedido já havia sido encaminhado ao Governo Federal e dependia apenas da habilitação da SNSP. Esta, por sua vez, acaba de considerar que os termos da proposta do Município estão adequados ao edital do Fundo Nacional de Segurança Pública-FNSP.

A conquista não é definitiva, uma vez que, conforme o projeto, são seis fases preliminares até a liberação dos recursos. Se conseguir vencer todas as etapas, Cubatão pode conseguir a a instalação de câmeras de vídeo em 35 pontos de sua área urbana.

Detalhamento

Segundo a Prefeitura, as demais etapas do processo envolvem análises técnicas e institucionais. Para Genivaldo Linhares Brandão, diretor do Departamento Municipal de Segurança Pública, Cubatão deu um passo importante porque a habilitação é uma das etapas mais difíceis do processo – entre 153 propostas apresentadas ao Ministério da Justiça, apenas 29 foram aprovadas.

Conforme Brandão, para que Cubatão tivesse um projeto consistente, foi importante a ação do Comitê de Gestão Integrada Municipal- CGIM, implantado há seis meses pela Prefeitura e formado por representantes municipais e de todos os segmentos da cidade que, direta ou indiretamente, atuam na área de segurança.

“A definição dos pontos de videomonitoramento, por exemplo, ocorreu após reuniões do CGMI e teve por base estatísticas de ocorrências criminais já consolidadas, o que lhe dá legitimidade”, afirmou Brandão. A Polícia Militar indicou sete desses pontos.
 
Fonte: A Tribuma On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário