sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Cobras são achadas em condomínios populares de Cubatão

Muitos problemas
Considerado pela ONU exemplo mundial de habitação popular e sustentável, o Conjunto Residência Rubens Lara, no Jardim Casqueiro, está apresentando vários problemas. São 1.840 unidades habitacionais construídas para receber as famílias retiradas das áreas de risco do Município pelo Programa Serra do Mar, do Governo do Estado.

Alguns dos problemas surgiram nos prédios da Quadra F, Lote 4, na Rua 2, número 120. Nesse local, vários os moradores – que se mudaram a um pouco mais de um mês – foram surpreendidos por infiltrações, portas empenadas e rachaduras. Na última chuva forte, no apartamento de Edegar de Souza a água desceu pelo teto. Assim como no de Flazinete Assis de Oliveira, onde a água entrou por rachaduras no teto. Também houve infiltrações no apartamento de Maria da Solidade.

Síndico do conjunto, Agenor Camargo contou que em uma das residências a água entrou pelos conduítes de interruptores, pelos bocais das lâmpadas e por fendas nas janelas. Em um dos apartamentos, é possível ver a encanação que leva água ao chuveiro porque a parede está quebrada.

O síndico afirma também que as mangueiras de incêndio não estão instaladas ou tiveram os encaixes furtados. Na última semana, cobras foram achadas dentro dos condomínios. Parte do Conjunto Rubens Lara é vizinha de uma extensa área verde.

De acordo com Agenor, quando problemas como infiltrações acontecem, os moradores muitas vezes não têm a quem recorrer. “Principalmente nos fins de semana e feriado a gente não encontra nenhum responsável pela obra para que o problema seja resolvido”, protesta o síndico.

Conforme os moradores, quando problemas como esse são detectados ele foram orientados a procurar técnicos de uma empresa terceirizada que é responsável pelo acompanhamento das mudanças e do pós-ocupação. “Eles dizem pra gente procurar o pessoal do social só que a gente nunca encontra ninguém. E quando conseguimos fazer a reclamação o conserto demora muito para acontecer”.

A maioria das famílias que estão nesse condomínio morava nas Cotas 200 e 95. Apesar das reclamações elas estão satisfeitas com as novas moradias. “Existe problema? Existe. E nós temos que reclamar para que eles sejam resolvidos, mas mesmo assim aqui está bem melhor do que onde eu morava”, pondera Maria da Solidade.

O Programa Serra do Mar está retirando 5.350 famílias que vivem dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, em Cubatão, outras cerca de 2.500 continuarão vivendo na Serra em áreas do parque que foram desafetadas e estão sendo consolidadas.
Créditos: Davi Ribeiro
Considerado exemplo mundial de habitação popular, ´Rubens Lara´ tem vários problemas

    Resposta

    Procurada, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), responsável pela construção do conjunto, informou, por meio de nota, que “todos os reparos solicitados pelos moradores já estavam sendo executados pela construtora responsável pela obra”, no momento em que esta reportagem estava sendo elaborada.

    Segundo a Companhia, os “prédios foram entregues com todos os equipamentos de segurança e combate a incêndio e não apresentam problemas estruturais. Na ocasião da entrega dos imóveis, foi feito um check list nos apartamentos com a presença dos moradores e na parte condominial, em conjunto com os representantes de cada bloco”.

    Já sobre a presença de cobras no condomínio, a Companhia afirma acionará o Centro de Zoonoses de Cubatão para verificar a situação. “O empreendimento está totalmente cercado por gradil”, diz a nota.

    A CDHU diz ainda que mantém, junto com a construtora do conjunto, “equipes técnicas para atendimento aos moradores. A equipe social orienta os moradores para a organização do condomínio e faz visitas semanais ao conjunto. Os casos emergências são atendidos pelo telefone informado aos representantes dos blocos”.
    Fonte: A Tribuna On-line/Thiago Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário