quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Saúde 02/09/2014

Técnicos do Ministério da Educação aprovam Curso de Medicina em Cubatão

Relatório enviado à Prefeitura destaca qualidade da rede pública de saúde e aprova pleito local para instalação de curso superior

"É o reconhecimento oficial do novo momento de progresso, pesquisa e educação vivido por Cubatão. Estamos celebrando um momento histórico". Com essas palavras, a prefeita Marcia Rosa destaca ter sido aprovado, pelo Ministério da Educação (MEC), que seja instalado um curso de Medicina na Cidade. O relatório oficial aprovando o pleito cubatense foi divulgado à Administração Municipal nesta segunda-feira (1/9).

Como parte dos esforços para universalizar a demanda de residência médica no País, o Governo Federal pretende, até 2017, criar 11.447 vagas de graduação em Medicina no Brasil. Das vagas previstas, 7,8 mil deverão ser criadas em instituições privadas, a serem autorizadas pelo MEC para se instalar em cidades-polo que atualmente não possuem essa oferta.

Para receber os novos cursos universitários, as cidades pleiteantes precisaram se submeter a um complexo e criterioso processo de avaliação, para demonstrar que possuem toda a infraestrutura que contemple a plena formação de profissionais. Para cumprir todos os requisitos, Cubatão contou com o apoio de Santos e São Vicente, que ofereceram seus leitos da rede pública para completar o número necessário à residência dos futuros estudantes.

Aprovação - No início do mês passado, Cubatão recebeu a visita de técnicos do MEC, que percorreram todos os equipamentos de Saúde da Cidade e entrevistaram autoridades municipais.

No relatório conjunto, Valéria Bonetti, da Universidade Federal de Uberlândia/MG, e Arnaldo Andrade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, avaliaram que o sistema municipal de saúde possui todos os requisitos necessários para a completa formação de profissionais. "A visita ocorreu de forma produtiva e tranquila, tendo sido garantidas pelos representantes locais todas as condições e infraestrutura necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos. (.) Não houve dúvida da consistência e relevância [da proposta do município]. A rede hospitalar instalada contempla as necessidades do curso. (.) A análise da documentação apresentada pelo município demonstra que a cidade tem estrutura de equipamentos públicos e programas de Saúde que atendem aos requisitos do edital", concluíram.

Referência - De acordo com a chefe do Executivo Municipal, a aprovação da Cidade pelo MEC atesta a abrangência e qualidade da rede municipal de Saúde. "Graças a um trabalho sério de toda a equipe da Prefeitura e com o apoio das nossas cidades vizinhas, temos agora a grande oportunidade de fazer uma rede pública de Saúde mais humana, tornando nossa cidade uma referência nacional em Saúde e Educação. É uma grande conquista para a nossa cidade e para nossa população".
Texto: Allan Nóbrega - MTb 52.208-SP
Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário