quarta-feira, 5 de junho de 2013

Congestionamentos: decreto suspenso por uma semana e limite de 5 km de paralisação

04/06/2013

 

Após longa reunião no final da tarde desta terça (4), Ecovias comprometeu-se a controlar excesso de tráfego na SP-55. "Faltam ações concretas", diz prefeita

Após mais de duas horas de reunião, no final da tarde desta terça-feira (4), com representantes de empresas, concessionárias e órgãos gestores ligados à atividade portuária, a prefeita Marcia Rosa determinou a suspensão, por mais uma semana, do decreto 10.048/2013, que regulamenta o horário de funcionamento dos pátios de caminhões que atuam no município.

Concomitante a isso, a Ecovias, por meio de seu diretor-superintendente, José Carlos Cassaniga, comprometeu-se em monitorar o tráfego de caminhões nos limites municipais, evitando que o congestionamento chegue aos primeiros cinco quilômetros próximos aos pátios reguladores locais (entre os kms 262 e 267 da SP-55). Caso esse limite seja atingido, a concessionária deverá fazer o controle imediato da descida dos caminhões no planalto, evitando que mais veículos pesados desçam e piorem o transtorno, sob pena de advertências da Prefeitura e mesmo do fechamento das atividades do Ecopátio.

A chefe do Executivo mostrou-se insatisfeita com a falta de medidas e projetos concretos por parte de todos os envolvidos convidados para a reunião, mas destacou o empenho inédito do setor portuário em buscar soluções para a situação enfrentada por Cubatão. "Foi uma reunião tensa, difícil, mas percebi vontade dos protagonistas neste momento em resolver o problema. Não se tem ainda nenhuma solução definitiva, que de fato proteja a população".

Na próxima terça-feira (11), às 16 horas, haverá uma nova reunião, para avaliação das medidas tomadas por Prefeitura e Ecovias e para a cobrança, por parte do Município, de novas ações por parte dos outros agentes.

Pátios reguladores - Um dos itens enfatizados pelos participantes da reunião como fundamental para a solução do problema é a instalação de novos pátios reguladores, em outras cidades e especialmente no trecho de planalto, antes da descida da serra. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Adalberto Ferreira da Silva, Cubatão não pode arcar sozinha com esse passivo. "Não comportamos mais pátios em nosso território. Havendo esses dispositivos em bom número antes da descida para o Litoral, o controle do tráfego na Rodovia Anchieta é facilitado, evitando congestionamentos", ponderou.

Outros agentes envolvidos no assunto, como os terminais portuários, Governo do Estado, Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e Ecovias, cujo grupo administra o EcoPátio, também buscarão locais para a criação de novos pátios reguladores. "Contamos com áreas da União e Estado, além das próprias empresas, para a instalação de pátios reguladores em outras cidades e no planalto. O que não aceitamos mais é arcarmos sozinhos com vias urbanas paradas, alunos sem conseguirem chegar à escola, trabalhadores impedidos de chegarem a seus empregos, serviços de emergência prejudicados. Cubatão não pode mais parar por causa do Porto de Santos", disse Marcia Rosa, sendo apoiada pelo diretor do Ciesp/Cubatão, Raul Elias Pinto, ao afirmar que "Cubatão não pode se tornar uma Santa Maria/RS amanhã ou depois".

20130604 - GPreuniãocongestiona-AN.doc
Allan Nóbrega
MTb 52.208-SP

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