terça-feira, 17 de setembro de 2013

Seduc comemora avanço significativo nos resultados da Provinha Brasil 2013

Aplicada em junho, provinha apontou que 86,2% dos alunos do 2º ano encontram-se no nível esperado de aprendizagem
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) está colhendo os frutos da implantação do Ciclo de Alfabetização, que compreende as classes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, iniciada em 2010 nas escolas da rede municipal. Na última edição da Provinha Brasil, aplicada em junho passado, 86,2% dos alunos do 2º ano atingiram o nível esperado de aprendizagem para aquela etapa do ensino. Em 2009, esse número era de apenas 18,3%.
 
Os indicadores apontam ainda que apenas 4,2% dos estudantes do 2º ano ainda estão no nível crítico de aprendizagem, contra 65,1% em 2009. "O avanço significativo do aprendizado das crianças deve-se à criação do Ciclo de Alfabetização. Com ele, garantimos a formação dos professores alfabetizadores em serviço e também reduzimos o número de alunos (no máximo 25 crianças) nas classes do 1º ao 3º ano", explica o secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio.
 
PNAIC - O secretário destacou a adesão do Município ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como forma de garantir ainda mais investimentos na formação dos professores alfabetizadores, além da incorporação de mais recursos pedagógicos e didáticos em sala de aula. E elogiou o empenho dos professores e equipes técnicas das escolas para a conquista dos resultados atuais da Provinha Brasil.
 
De acordo com a professora Leonora Pilon Quintas, coordenadora do PNAIC em Cubatão, os professores do Ciclo estão aplicando práticas diferenciadas em sala de aula após a formação em serviço. "Hoje, o processo de avaliação conta com instrumentos que possibilitam o acompanhamento contínuo da aprendizagem das crianças", explica, lembrando que o objetivo do Ciclo é que o aluno esteja plenamente alfabetizado como leitor e escritor autônomo até os 8 anos de idade.
 
"Aqueles alunos que não conseguem atingir essa meta ao final do 3º ano, têm uma nova oportunidade de estudo, cursando as turmas de progressão, ou 3º TP", destaca a coordenadora do PNAIC. Segundo ela, a Provinha Brasil avalia a capacidade leitora dos alunos e é aplicada, anualmente, nas turmas de 2º ano das escolas públicas de todo o Brasil, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC. Ela verifica a aquisição das habilidades de leitura e também a apropriação do sistema de escrita.
 
Leonora aponta que a possibilidade de sucesso dos alunos que saem do Ciclo de Alfabetização lendo e escrevendo com autonomia é maior nos demais anos do Ensino Fundamental. "Quando o aluno se apropria do repertório leitor e tem um comportamento escritor ao final do 3º ano, suas chances de chegar aos anos finais do Fundamental é muito maior", garante.
 
Fonte: Cecília Beu - MTb 22.332

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