segunda-feira, 27 de abril de 2015

26/04/2015

Cotia-Pará terá primeira escola municipal de educação ambiental dentro de um parque


Local foi reaberto neste domingo, com muitas atrações novas
 
Em breve, as instalações do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA) serão transformadas na primeira escola municipal de educação ambiental instalada dentro de um parque e funcionando em período integral. O anúncio foi feito pela prefeita Marcia Rosa, na reabertura do parque ecológico municipal Cotia-Pará, na manhã deste domingo (26). O local passou por ampla readaptação para se adequar às novas normas federais do setor e ganhou características rurais, como a minifazenda, além de ampliar as opções de lazer para o público.

Em seu discurso, Marcia lembrou a importância da união de todos para a realização dos projetos urbanos e comentou sua alegria em realizar mais este sonho, de revitalizar o parque. Destacando as parcerias firmadas, citou o novo Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres (Ceptas), coordenado pela Universidade Monte Serrat (Unimonte), "único projeto da Baixada Santista no gênero, que universidades de outras regiões estão vindo conhecer".

 Ela recordou ainda a origem indígena do nome do parque, ligado ao topônimo Cotia-Pará, que designa um morro próximo: as palavras "acuti" ("que come em pé") e "pará" ("grande rio, quase mar"), do idioma tupi, significando "lugar próximo ao mar onde se come em pé", uma referência ao sambaqui (monte de conchas ali formado, cinco mil anos atrás, pelos nativos que desciam a serra para obter frutos do mar).

Já o secretário de Meio Ambiente, Rafael Ferreira de Abreu, destacou a ação de seus antecessores, dos colegas de outras pastas e da Cursan, bem como dos funcionários daquela secretaria, para reestruturar as instalações dentro de um novo plano de manejo.

Pedro Hildebrando, que já ocupou a pasta do Meio Ambiente e é agora secretário de Manutenção e Serviços Públicos, lembrou que foram grandes as etapas vencidas, desde que o Departamento de Fauna solicitou a readequação do abrigo de animais silvestres, levando à reformulação total do parque em que se optou pelo formato de "parque rural", de contemplação direta da natureza e com atrativos para as crianças, como a minifazenda e a área de recreação infantil.

Participaram do ato também o vice-reitor da Unimonte, Adauto Correia; os vereadores Ivan da Silva (Ivan Hildebrando), Jair Ferreira Lucas (Jair do Bar) e Fábio Moura dos Santos; o vice-prefeito Donizete Tavares do Nascimento e os secretários municipais; o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Romeu Magalhães. Na oportunidade, o titular da empresa Perfecta Comércio e Serviços, Antonio Araújo Silva, foi homenageado com a placa de Empresa Amiga do Parque Cotia-Pará" pela importante ajuda que prestou na revitalização dessas instalações.

Orgânicos - Durante o domingo, funcionou no parque uma mostra de produtos orgânicos, em promoção conjunta da Associação dos Produtores Orgânicos do Vale do Ribeira (Aovale), da Associação de Produtores Orgânicos do Alto Tietê (Aproate) e da Associação Uno e Verso).

Nas duas barracas, o público teve a oportunidade de contatar diretamente quatro dos produtores, que estão planejando uma presença mais permanente no município, incluindo uma feira quinzenal de produtos orgânicos e a organização de cestas de produtos por encomenda, além do intercâmbio com cubatenses que beneficiem tais produtos.

Atrativos - São inúmeros os atrativos instalados nos 840 mil m² do parque, desde o seu fechamento em agosto de 2013. Logo na entrada principal, destaca-se a pequena fazenda, com dois pôneis e dois minibovinos, carneiros, galinhas e outros animais, para as crianças terem um primeiro contato com a vida rural, além da horta para cultivo de plantas diversas.

Quatro pedalinhos em formato de cisne foram adquiridos para uso no Lago das Carpas, que tem nas suas margens quiosques para o público realizar lanches e piqueniques. Futuramente, os pedalinhos serão transferidos para outro lago, maior, que será remodelado em uma segunda etapa. Foi feita também a reforma completa da Trilha do Cristo Redentor, que leva até o monumento, além de outras tilhas e caminhos do parque, e o próprio monumento recebeu pintura especial.

A área de recreação infantil inclui tirolesa, paredão de escalada e slack-line). Nas proximidades, há uma academia ao ar livre, para a prática de exercícios físicos. E os próprios acessos - pela Via Anchieta e pela Vila Natal - ganharam portais especialmente confeccionados.

O zoológico foi também reformulado, agora com novos animais não silvestres, como calopsitas, galinhas d'angola, papagaios australianos e outros. Está sendo instalado um borboletário natural, com plantas que atraem esses espécimes, e também está sendo preparado o acesso do público ao sambaqui, que necessita de obras complementares para garantir a preservação dessa área de interesse arqueológico.

Serviço: Parque localizado na Via Anchieta, pista de descida São Paulo/Santos, km 55/56 - veja em http://goo.gl/maps/w3TIs. Funciona das 8 às 17 horas, menos às segundas-feiras. O NEA realiza atividades educativas mos dias úteis, recebendo o público para passeios nos finais de semana.

Texto: Carlos Pimentel Mendes - MTb 12.283
Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços PúblicosSecretaria de Meio Ambiente,Secretaria de TurismoSecretaria Municipal de Governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário