quarta-feira, 18 de julho de 2018

PREFEITURA ESCLARECE APONTAMENTOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO NA POLICLÍNICA

Em relação aos apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a fiscalização feita na Policlínica de Cubatão e em outras 161 cidades paulistas, agora divulgados, a Secretaria Municipal de Saúde, embora ainda não tenha sido notificada, já adotou diversas providências e esclarece, em respeito à população:

- Há farmacêuticos na Policlínica durante todo o horário administrativo (8h às 12 e 13h às 17h), sendo que a própria chefe da policlínica tem formação na área.

- As geladeiras destinadas à conservação dos medicamentos contam com termômetros. Apesar de não ser obrigatório, a Secretaria de Saúde adotará a sugestão de uso de termohigrômetros, que também medem a umidade do ambiente.

- A Secretaria está reiterando ao corpo técnico da unidade as recomendações sobre manipulação e acondicionamento de medicamentos, controle de estoque e demanda não atendida.

- Sobre os apontamentos de controle de estoque: atualmente as equipes fazem a contagem diária ao final de cada dia - procedimento que será otimizado com o processo de informatização que será implantado em todas as unidades de Saúde do Município.

- A Secretaria de Saúde mantém uma Relação Municipal de Medicamentos (Remume), que está disponível em todas as unidades de Saúde do município.

- As questões estruturais apontadas serão resolvidas com a transferência da Policlínica (no local há 6 anos), para o térreo do Edifício Castro (na 'Rua da Cidadania', trecho da Avenida Pedro José Cardoso, no Centro) até o final de outubro, planejado para atender as recomendações técnicas do Ministério de Saúde e dos órgãos de Saúde e Segurança.


Fonte: Prefeitura Municipal de Cubatão/Secretaria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário