sexta-feira, 22 de março de 2019

PREFEITO DE CUBATÃO VAI A BRASÍLIA E GARANTE DUAS ESCOLAS PARA VILA ESPERANÇA E VIADUTOS SOBRE LINHA FÉRREA

Visita no Ministério do Desenvolvimento Regional aconteceu na tarde de ontem (21)

O prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, esteve em Brasília nesta quinta-feira (21) para cumprir agenda no Ministério do Desenvolvimento Regional. Foi recebido por Celso Matsuda, Secretário Nacional de Habitação, e por Jean Carlos Pejo, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana. Em pauta, a urbanização da Vila Esperança que vai sair do papel este ano e a mobilidade urbana na cidade.

Em Brasília, o prefeito de Cubatão garantiu à cidade a construção de duas unidades de ensino: uma escola de educação infantil e outra de ensino fundamental em área vizinha à UME Ulysses Guimarães, ambas na Vila Esperança. "Esse encontro no Ministério vem selar um projeto que gerará imensa melhoria na qualidade de vida do cubatense e dessa comunidade em especial", disse o prefeito, explicando que há mais de 30 anos os moradores do bairro buscam soluções para resolver os problemas da infraestrutura local.

A maior comunidade da Região Metropolitana da Baixada Santista, a Vila Esperança, passará por uma revolução urbanística nos próximos quatro anos. Além de alterar radicalmente o padrão de vida de 25 mil pessoas, a concretização do projeto executado pela Prefeitura de Cubatão via Secretaria de Habitação acontece em parceria com o Governo Federal (Programa de Aceleração do Crescimento e Minha Casa Minha Vida) e Governo do Estado. As obras exigirão o investimento de R$ 130 milhões.

Outra conquista para a cidade também anunciada pelo prefeito após a reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional é a a construção de dois viadutos sobre a linha férrea que corta Cubatão, antiga reivindicação da comunidade. Um será instalado na Av. Joaquim Miguel Couto, no entroncamento com a Via Anchieta, e outro na Av. Henry Borden, no Jardim 31 de Março. "Melhoria na mobilidade urbana das cidades é sinônimo de qualidade de vida para as pessoas e é isso que buscamos", afirmou Jean Carlos Pejo.

Urbanização da Vila Esperança -  O Projeto de Urbanização Integrada e Reassentamento de Moradias em Áreas de Risco e Proteção Ambiental da Vila Esperança será lançado oficialmente semana que vem na cidade. Para marcar o início dos trabalhos, no próximo dia 30, um sábado, haverá solenidade oficial às 10 horas, na Rua São Francisco de Assis. Após o ato, com a participação do prefeito Ademario Oliveira e de representantes do Ministério Público, Cetesb, Secretaria do Patrimônio da União, Sabesp e Caixa Econômica Federal, além de lideranças comunitárias e de famílias beneficiadas, haverá show de música, recreação infantil, campanha de conscientização para uma vida saudável e atividades esportivas até às 16 horas. A primeira fase do projeto engloba obras de infraestrutura, com o aterro das áreas sujeitas a alagamentos e o início da implantação de serviços básicos, tais como rede de abastecimento de água e esgoto, sistema de iluminação pública, abertura de praças e ruas, ciclovias, áreas para a prática esportiva e playground. Na primeira fase serão erguidos 80 apartamentos, em dois anos, e na sequência, outros 720 apartamentos serão construídos em áreas vizinhas à Unidade Municipal de Educação (UME) Ulysses Guimarães. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Cubatão/Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário