terça-feira, 6 de julho de 2010

Conjunto de coretos serão recuperados em Cubatão

Símbolos

Símbolos de uma época em que as praças eram pontos de encontro e de lazer na Cidade, os coretos de Cubatão necessitam de reforma e manutenção. Em alguns é possível ver a ação de vândalos e desocupados.

O conjunto de coretos foi construído no final dos anos 80 pela Prefeitura, seguindo um padrão semelhanteaos existentes em Águas de São Pedro. Mas hoje em dia estão longe de cumprir a função original, que era a de proporcionar pontos de lazer e receber apresentações musicais com bandas.

Um dos espaços mais afetados pela ausência de manutenção é o do Jardim Casqueiro, próximo da Avenida Beira Mar. Parte do telhado foi danificada. Roupas e sujeira espalhada no interior e imediações denunciam a presença de moradores de rua no local.

Há outros exemplos de abandono na Vila Nova, Jardim Costa e Silva e na Vila Paulista. Mas, por enquanto, somente o da Vila Paulista deve ser reformado, uma vez que a Prefeitura já iniciou a reurbanização da Praça Princesa Isabel, onde está instalado um dos coretos.

A situação da Vila Nova é mais emblemática. Na Praça Januário Dante, o coreto foi demolido pela Prefeitura em uma gestão passada. No local só restou a base sextavada de concreto, onde estava erguida a edificação. A situação chegou ao conhecimentodaCâmara.Osparlamentares aprovaram um requerimento do vereador Geraldo Guedes(PR),cobrando providências por parte do Executivo.

Patrimônio

"O coreto é um ponto de refe- rência para o povo. Está na hora de resgatar esse patrimônio público e suas praças", assinala Guedes.

A Prefeitura informou que o programa Cubatão Mais Bela prevê a revitalização e embelezamento de todo o Município. As praças também fazem parte dos equipamentos públicos contemplados com reformas. Acrescenta que novas intervenções paisagísticas estão previstas, como nos quatro coretos que estão abandonados.

Os recursos são provenientes de fontes diversas ´´ emendas parlamentares estaduais e federais, verba da Agência Metropolitana (Agem) da Baixada Santista e dotações orçamentárias da própria Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos.

Há projetos de reforma e modernização para as praças da Cidade. Além da Princesa Isabel, constam na relação os seguintes logradouros: Getúlio Vargas (Vila Couto), Coronel Joaquim Montenegro, Parque das Primaveras, Praça Frei Damião, Praça Januário Dante, Praça Olímpio Lima, Independência, General Euclides Figueiredo, Nossa Senhora de Fátima e Tereza Simões, além da Avenida Principal do bairro Vale Verde.


Fonte: Luiz Gomes Otero/A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário