quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nova metodologia para Orçamento Participativo de Cubatão será apresentada em junho

Plenárias informativas


Uma nova metodologia para o Orçamento Participativo (OP) de Cubatão será apresentada no próximo dia 6 de junho. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é tornar a participação popular mais eficaz na priorização dos investimentos do Município nas seis regiões em que a cidade foi dividida.


O coordenador do OP, Disraeli Vasconcelos explica que a ferramenta é uma oportunidade para que a população possa se informar, debater e decidir quais melhorias serão realizadas em cada região a partir do orçamento de 2012. “Assim estimulamos a cultura democrática local”, completou.


Entre os dias 15 e 21 de junho serão realizadas plenárias informativas, nas quais técnicos da Prefeitura apresentarão aos moradores a metodologia do OP, forma de escolha de delegados e a situação financeira atual do município, inclusive com a exposição dos gastos “carimbados”, como os das áreas de Educação e Saúde, e o custeio (salários, manutenção, etc).


Em julho, entre os dias 11 e 19, ocorrem as plenárias deliberativas, nas quais a população apontará de fato quais melhorias querem para seus bairros, escolherá os delegados que as representarão no Fórum dos Delegados. Em cada uma dessas plenárias serão escolhidas também pela população 3 prioridades para a área.


O calendário continua em agosto com a primeira reunião da coordenação-geral do OP e, no dia 3 setembro, com a Caravana da Cidadania, quando os delegados percorrerão todas as regiões para que os moradores tenham uma visão geral das prioridades de cada área.


Em novembro, os delegados, que representarão suas áreas por dois anos, participarão de um curso na área de Gestão Pública.


As regras do Orçamento Participativo foram apresentadas na segunda-feira, na presença de representantes de diversas secretarias do município que irão compor a comissão que fornecerá subsídios de cada secretaria na condução de todo o processo.


Os endereços dos locais das plenárias, com horários e datas, podem ser vistos no site da Prefeitura.


Fonte: A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário