terça-feira, 21 de junho de 2011

Prefeitura de Cubatão assina convênio para recuperar Ponte Preta

Risco de desabamento


A prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), assinou na manhã desta terça-feira um convênio para recuperar a Ponte Preta, que liga os bairros Pilões e Água Fria. O acordo foi firmado entre a Prefeitura, Usiminas, Petrobras e o Grupo MN, no miniauditório do Paço Municipal.

Por meio do termo, a Petrobras vai elaborar o projeto de restauração da ponte, hoje em ruínas, que será executado pela NM Engenharia com o aço doado pela Usiminas. Segundo a prefeita, a expectativa é de que a ponte seja recuperada em menos de três meses.

Construída há 110 anos, a passagem sobre o Rio Cubatão, por onde seguiam os antigos trens que ligavam o Centro da Cidade à zona de bananicultores de Pilões (embaixo da Rodovia dos Imigrantes) está com a estrutura totalmente comprometida devido ao adiantado estado de corrosão.

Corre risco iminente de desabamento e foi interditada pela Justiça, por requerimento do Ministério Público. Também por ordem judicial requerida pela Promotoria, a Prefeitura removeu as tábuas que permitiam a passagem precária de pessoas, colocou defensas de concreto nas cabeceiras para impedir o acesso e mantém vigilância no local.

Além disso, o poder público municipal vem garantindo, gratuitamente, o transporte entre os dois núcleos habitacionais através de micro-ônibus, com saídas das 7 às 17 horas em intervalos de meia hora.

Mas moradores que têm pressa e não podem esperar os ônibus que fazem a travessia por outra ponte de concreto, três quilômetros adiante, a cada 30 minutos, ainda se arriscam a equilibrar-se na travessia dos trilhos que restaram na ponte preta. E colocam a própria vida em risco.

Fonte: A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário