N/A
Formulário deve ser depositado em urna
A Prefeitura de Cubatão está realizando uma pesquisa de satisfação entre os usuários do sistema público de saúde em todas as unidades municipais. O objetivo, de acordo com a ouvidora pública do Sistema Único de Saúde (SUS), Lúcia Piedade Francisco Rocha, é orientar a Administração Municipal quanto aos passos para projetos futuros no setor.


O usuário que procurar uma unidade de saúde da Cidade poderá preencher um formulário com os dados da pesquisa e depositá-lo em uma caixa de coleta lacrada, na recepção de cada local. Durante a pesquisa, ele poderá avaliar cinco quesitos e fazer críticas ou sugestões para o serviço.


Conforme a Administração Municipal, o usuário poderá aproveitar a pesquisa para fazer alguma solicitação e, neste caso, será atendido diretamente pela Ouvidoria. No prazo de até 90 dias receberá uma resposta, com o devido encaminhamento.


Durante a consulta, serão avaliados os itens instalações físicas (como limpeza, conforto, equipamentos e mobiliário, o acolhimento na recepção (como foi recebido e orientado pelos funcionários); a equipe médica; a equipe de enfermagem; e, por último, se recomendaria a unidade para um familiar ou um amigo.


Nos primeiros quatro itens poderá indicar se considerou o serviço ou acolhimento muito ruim, ruim, regular, bom ou muito bom. No formulário, poderá registrar seu nome e telefone para obter um retorno da ouvidoria.


Os formulários e caixas de coleta estarão espalhados pelas 11 Unidades de Saúde da Família e 7 Unidades Básicas de Saúde, além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e dois prontos-socorros, Central e Infantil.


Podem ser encontrados ainda nos dois Centros de Atendimento Psicossocial, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); no Serviço de Referência à Saúde do Trabalhador (Serest); no Serviço de Referência do Idoso (SRI); no Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Saism); na Policlínica e no Ambulatório de Saúde Mental.


De acordo com a ouvidora Lucia Rocha, mesmo que o usuário não participe da pesquisa de satisfação, pode entrar em contato com a Ouvidoria por telefone (0800-7724132 ou 33724132), das 9 às 16 horas; por correio eletrônico, ouvidoriadasaude@cubatao.sp.gov.br; ou ainda pessoalmente, na Avenida Martins Fontes, 328, Vila Nova, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Fonte:  A Tribuna On-line