N/A
Todas as câmeras devem estar instaladas esta semana
As primeiras das 35 câmeras do circuito de videomonitoramento de Cubatão começaram a ser instaladas nesta terça-feira (3). De acordo com a Prefeitura, todos os equipamentos deverão estar montados ainda esta semana, enquanto a estrutura da central, no Paço Municipal, deve estar concluída nesta quinzena.

Ainda conforme a Administração Municipal, a iniciativa está atraindo o interesse de comerciantes, que poderão aderir ao sistema de vigilância.

''Mesmo antes de o complexo ser inaugurado, dentro de um mês, já traz reflexos positivos, como a movimentação dos comerciantes no sentido de também instalarem câmeras em seus estabelecimentos, visando a integração com o sistema municipal'', afirmou a prefeita Marcia Rosa, que vistoriou os trabalhos de instalação nesta terça-feira (3),  na confluência das avenidas Washington Luiz e Martins Fontes.

Na próxima terça-feira (10), dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC) vão analisar o tema e estudar a possibilidade de parcerias que facilitem ao comércio cubatense a aquisição conjunta de equipamentos para suas empresas.

O presidente da ACIC, Antonio Teixeira Gomes, acredita que há interesse do setor. ''Dois comerciantes me procuraram para saber detalhes do projeto, visando a colocação de câmeras em suas lojas''.

Mapeamento

A instalação das câmeras exigiu um mapeamento de pontos estratégcos da Cidade. O investimento inicial do sistema, com a central e os equipamentos nas vias públicas, é de cerca de R$ 2,2 milhões.

De acordo com a Prefeitura, além de vigiar vias públicas, o videomonitoramento permitirá capturar e reconhecer placas dos veículos. A polícia poderá reconhecer e controlar em tempo real a passagem de carros envolvidos em crimes pelos pontos chaves da Cidade e trocar informações com os sistemas das outras cidades. A imagem das câmeras é criptografada e transmitida à central por um sistema de rádio Infnet, numa frequência próxima à faixa de TV.
Fonte A Tribuna On-line