quarta-feira, 29 de novembro de 2017

INAUGURADA NESTA TERÇA-FEIRA, UBS DA VILA NATAL JÁ COMEÇA A FUNCIONAR AMANHÃ, QUARTA-FEIRA (29)

Além da Vila Natal unidade atenderá o conjunto Mário Covas, Caminho Dois e núcleos habitacionais próximos.
 
"Todos os serviços públicos merecem prioridade, mas a Saúde merece mais". A declaração é do prefeito Ademário Oliveira ao inaugurar, na manhã desta terça-feira, 28, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Natal, que recebeu o nome "Dra. Harolda Romualda Pacheco", em homenagem à médica pediatra que atuou, por muitos anos, nas unidades públicas de saúde de Cubatão.

A UBS, que fica na Rua das Primaveras, s/n, na entrada do conjunto Mário Covas, começará a funcionar já na quarta-feira, 29. Atenderá não só aos moradores deste núcleo e da Vila Natal mas, também, núcleos próximos como a Vila Caic, Caminho Dois, Curtume,entre outros, onde residem mais de 1.200 famílias. 

"O prefeito lembrou que, ao assumir o governo municipal em janeiro deste ano, a Cidade tinha 10 obras inacabadas." Pegamos esta obra parada e estamos entregando totalmente pronta e equipada à população. "Aos poucos, Cubatão está saindo do processo de sucateamento em que foi deixada e caminhando para um futuro promissor", afirmou.

A recepção da UBS ganhou o nome da enfermeira Dulce Martins e Silva, antiga moradora da Vila Natal. A denominação decorre de um projeto de lei, de autoria do vereador Laelson Batista Santos, o Lalá. Ele homenageou os parentes da enfermeira, presentes à solenidade, tendo à frente o patriarca da família, José Martins, viúvo de Dulce Martins.

Discursou, também, na solenidade, a secretaria municipal de Saúde, Andréa Pinheiro Lima. "Hoje é um dia de gratidão. Agradecemos a todos aqueles que se empenharam para que esta obra fosse entregue, em especial aos funcionários municipais e aos vereadores".

O descerramento da placa inaugural foi feito pelo prefeito Ademário Oliveira e por Dulce, bisneta de Dulce Martins e Silva.

ESTRUTURA-A UBS DA Vila Natal terá uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, com clínico geral, enfermeira, fisioterapeuta, pisólogo, fonoaudiólogo e nutricionista. Esta equipe fará atendimento não só na unidade, mas também domiciliar.

O prédio tem 418,44 metros quadrados de área coberta, compreendendo consultórios de ginecologia, pediatria e clínica médica, além de dois consultórios odontológicos. Há ainda estacionamento para nove veículos, caixa d'água, abrigo de bombas d'água e locais apropriados para lixo comum e hospitalar.

Possui também acesso para ambulâncias, recepção, sala de espera, farmácia, salas para coleta, inalação, vacinação, medicação e curativos, sala para pacientes em observação e sanitários. Na parte administrativa, sala de reunião, almoxarifado, vestiários, sala de adminstração, rouparia e áreas de estoque, expurgo e esterilização.

Foi construido com recursos da Prefeitura (65%) e do Ministério da Saúde (35%), que totalizaram R$ 890.920,69, em valores de hoje.



Fonte: Paulo Mota - MTb 12.814

Nenhum comentário:

Postar um comentário