segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

CUBATÃO TEM SEU HOSPITAL DE VOLTA01/12/2017

Reaberta solenemente na manhã desta sexta-feira (1), unidade começa a atender a população amanhã, sábado (2)
 
O Hospital Municipal Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, que estava fechado desde meados de 2016, volta a funcionar amanhã, sábado (2), com atendimentos de média complexidade, compreendendo 75 leitos voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS), maternidade, centro cirúrgico e unidade de tratamento intensivo (UTI). Até o final deste mês, serão entregues mais 50 leitos para convênios.

Inicialmente, trabalharão 335 funcionários, número que será aumentado para 560, até o final do ano, além de 80 médicos que comporão o corpo clínico, em 25 especialidades médicas.

A solenidade de reabertura ocorreu na manhã desta sexta-feira (1), a partir das 10 horas, reunindo autoridades locais, representantes da Usiminas e de seu braço social, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), que administrará o hospital, além de centenas de convidados e populares que lotaram o pavilhão armado na área de estacionamento. 

O ato marcou o início da primeira fase do projeto de reabertura, que exigiu investimentos de R$ 6 milhões, dos R$ 9 milhões previstos no total. A segunda fase, prevista para ser concluída em 2018, envolverá a reforma do antigo prédio do teatro, que será integrado ao complexo hospitalar e abrigará serviços de alta complexidade, como hemodiálise, quimioterapia e medicina hiperbárica.

Em seu discurso, o prefeito Ademário Oliveira fez um histórico da composição da parceria entre a Prefeitura e a Usiminas, lembrando que os entendimentos começaram já no início do atual governo. "Mesmo nos sujeitando à impopularidade, abrimos mão de outras iniciativas, mesmo as voltadas para a conservação urbana e nos concentramos em um projeto destinado a salvar vidas", disse.

O prefeito agradeceu pela paciência da população neste período; pela colaboração dos servidores municipais e pelo apoio da Câmara Municipal que, segundo afirmou, agiu com a rapidez que a situação exigia.

Ademário Oliveira chamou ao palco o ex-prefeito Nei Eduardo Serra, em cuja gestão o hospital foi idealizado e construído. "Se este hospital existe é porque alguém o idealizou 20 anos atrás", afirmou.

Emocionado e bastante aplaudido, Nei disse que a construção do hospital foi uma luta e uma vitória do povo de Cubatão. E elogiou a iniciativa do atual governo em reabri-lo.

Demais autoridades e convidados discursaram na oportunidade. O presidente da Usiminas, Sérgio Leite, disse que o hospital , em pouco tempo, será referência no Brasil e no Exterior, seguindo a trajetória do hospital de Ipatinga, também  administrado pela FSFX e que recebeu certificação de excelência da Organização Mundial da Sauúde (OMS).

Luiz Márcio Araujo Ramos, diretor-executivo da FSFX, elogiou os funcionários da fundação que, em 41 dias, após a assinatura do contrato com a Prefeitura, conseguiram deixar o hospital em condições de funcionamento.

A secretaria municipal da Saúde, Andreia Pineiro disse que participava do ato solene "com grande orgulho de ser cubatense". O presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Alemão, ressaltou a união dos poderes Executivo e Legislativo para o sucesso do projeto, enquanto o deputado Paulo Correa Junior, após parabenizar as autoridades, concluiu: "Fico feliz em ver o sorriso dos moradores por saberem que sua Saúde está sendo resgatada".

Após os discursos, houve a assinatura do termo de compromisso entre a Prefeitura e a Fundação São Francisco Xavier, seguido de descerramento da placa da reabertura e de ato ecumênico de bênção das novas instalações.
Fizeram parte, também, da mesa de honra, todos os vereadores municipais, o vice-prefeito Pedro de Sá e os deputados estaduais Caio França, Cássio Navarro e Wellington Moura.

Estrutura - A primeira fase de obras no Hospital Municipal envolveu adequações e adaptações de três andares da estrutura hospitalar. Houve pintura em 7.500 metros quadrados e recondicionamento da rede elétrica.

No térreo, a recepção foi replanejada para permitir um espaço mais agradável e confortável. Este local conta com a triagem das gestantes. Ainda no primeiro andar há o centro de diagnóstico (ultrassonografia, mamografia e raio-x), nutrição, dietética, lavanderia, almoxarifado e salas administrativas.

Fundação - A Fundação São Francisco Xavier foi instituida pela Usiminas para gerenciar seus projetos de infraestrutura em Saúde e Educação. Desde 1969 atua na região leste de Minas Gerais. Administra, há mais de 50 anos, o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga/MG, com 543 leitos.


Fonte: Paulo Mota - MTb 12.814

Nenhum comentário:

Postar um comentário