quinta-feira, 6 de maio de 2010

Balanço mostra que 7.034 trabalhadores foram contratados em apenas 1 ano em Cubatão

Pacto pelo Emprego

As indústrias de Cubatão contrataram, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador, mais de 7 mil pessoas entre abril de 2009 até agora. O balanço foi divulgado durante a cerimônia de lançamento da segunda etapa do programa Pacto pelo Emprego, nesta quarta-feira. O número foi apresentado pelo diretor vice-presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp de Cubatão), Raul Elias Pinto, e equivale à primeira etapa do programa.

A cerimônia contou com a presença da prefeita Marcia Rosa, autoridades municipais dos Três Poderes, representantes do empresariado, funcionários públicos e outros convidados. A 2ª edição do Pacto pelo Emprego vai ajudar na obtenção de trabalho de mulheres, portadores de necessidades especiais e ex-detentos.

Como resultado da primeira edição do programa, foram empregados 5.434 trabalhadores em 2009, e nos primeiros quatro meses de 2010, outras 1.600 contratações foram efetivadas.

O secretário de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento, e de Administração, Benito Santiago Martinez Gonzalez, destacou o crescimento de 4,18% no índice de empregabilidade em Cubatão em 2009, por conta do programa, enquanto outras cidades da Baixada Santista apresentaram queda.

Gonzalez também destacou a criação da Comissão de Defesa do Emprego, que avalia os motivos pelos quais as empresas empregam trabalhadores de outras cidades, procurando fazer os ajustes necessários. Ele lembrou que o PAT de Cubatão é o de maior produtividade no Estado de São Paulo.

O presidente da Câmara, José Roberto Azzoline (Alemão), sugeriu que as empresas revejam as políticas de contratação, retirando a exigência de experiência, para que os trabalhadores tenham oportunidade de iniciar suas carreiras profissionais.

Fonte: A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário