quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Marcia Rosa assina decreto que institui o Cemitério Israelita como patrimônio histórico

História

O Cemitério Israelita de Cubatão é reconhecido como patrimônio histórico da cidade. O decreto que reconhece o espaço como bem material foi assinado nesta quarta-feira pela prefeita Márcia Rosa.

O Cemitério Israelita é o primeiro tombado definitivamente no Brasil, segundo Beatriz Kushnir, historiadora e Diretora do Arquivo Geral do Rio de Janeiro, que também participou da solenidade. "O resgate da saga da imigração judaica e das pessoas que estão enterradas naquele local não tem preço".

O setor israelita fica em um espaço separado, dentro do Cemitério Municipal de Cubatão, e possui 800 metros quadrados e 75 sepulturas feitas em granito (55 de mulheres e 20 de homens), sendo que a lápide mais antiga data de 1924 e a mais recente é de 1966.

O tombamento é resultado do esforço do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Condepac). O processo garante apenas o reconhecimento histórico, mas a ideia é implantar um Projeto de Educação Patrimonial, com visitas monitoradas ao local e a inclusão em roteiros históricos.

Fonte: A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário