terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Chuva provoca problemas em Cubatão nesta manhã

A chuva que cai desde a tarde de segunda-feira na Baixada Santista deixa a região em alerta. Em Cubatão, onde 23 mil pessoas vivem em áreas de risco, foram registrados problemas de rachaduras na região de Pilões e o vazamento de uma piscina na Cota 200. No início desta tarde, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cubatão confirmou o desabamento de um muro de contenção também na Cota 200. Mas não soube informar mais detalhes sobre a ocorrência.

De acordo com o coordenador José Antonio dos Santos, nos Pilões, as rachaduras eram antigas e a situação é administrável. Já na Cota 200, referente ao provável vazamento da piscina, a inspeção ficou prejudicada porque o morador da residência estava ausente. “A situação que foi verificada no entorno não coloca em risco a residência próximo ao local. Aparentemente, não há risco de deslizamento” . Entretanto, na parte da tarde, a equipe da Defesa Civil voltará ao local para verificar.

Ainda segundo o coordenador, nas últimas 24 horas foi registrado o índice pluviométrico de 70 mm.”A partir de 100 mm, a preocupação com essas áreas de risco é redobrada”.

A Cidade possui 10 áreas de riscos. “Nós temos 97 moradias com deslizamento já iniciado. O que mais nos preocupa é essa região da Cota 200, onde temos 32 pontos de deslizamentos que a gente precisa monitorar na ocorrência de qualquer chuva”.

A Defesa Civil garante que os moradores da área de risco estão bem orientados. “Qualquer identificação de trincas, estalos na encosta, a água com coloração mais barrenta. Isso está bem explicado para os moradores por meio de cartilhas’.

Fonte: A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário