quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cubatão quer mapear casos de bullying nas escolas e apontar soluções para o problema

Educar para a Paz

A Secretaria Municipal de Educação de Cubatão (Seduc) fará uma pesquisa de campo com 20% de alunos e funcionários das escolas de Ensino Fundamental I e II da rede municipal. O objetivo é preparar ações que visem à educação para a paz e o combate ao bullying nas escolas municipais da Cidade.

“A intenção é verificar a existência deste tipo de comportamento nas escolas e apontar soluções para o problema”, explica o secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio. Segundo ele, o Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC) vem desenvolvendo este ano o Projeto Educar para a Paz, que envolve os orientadores educacionais e alguns diretores das escolas municipais, totalizando 36 profissionais.
Segundo Fábio Inácio, a aplicação da pesquisa será a partir da próxima semana. “Em junho, já teremos os dados em mãos para mapear dificuldades encontradas pelos envolvidos e basearmos nossas ações para evitarmos que o bullying se torne um problema em nossas escolas”, explica o secretário.
Fábio Inácio acredita que apenas casos isolados ocorram nas escolas da rede municipal. “Nossos alunos costumam ser pacíficos. Até hoje, só tivemos um caso registrado deste tipo numa escola municipal. Mas por meio da pesquisa, vamos ter um panorama real da situação”, garante.

O que é :
O bullying é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos que são adotados por um ou mais alunos contra outros colegas, sem motivação evidente. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira, mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos provoca dor, angústia e sofrimento na vítima da “brincadeira”, que pode entrar em depressão.

Fonte: A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário