terça-feira, 3 de maio de 2011

Mercado de trabalho é tema de seminário em Cubatão a partir de quarta-feira

Créditos: Arquivo

Falta qualificação
O cenário de crescimento do mercado de trabalho no Polo Industrial de Cubatão é promissor nos próximos anos. Principalmente com a ampliação das atividades das duas maiores indústrias da Cidade: Usiminas e Refinaria Presidente Bernardes. Porém, na contramão desse crescimento está a falta de qualificação dos trabalhadores do Município.
Números do levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) entre os dias 14 e 15 de abril revelam que 67,9% das pessoas ouvidas em Cubatão não fizeram cursos técnicos ou universitários. E 76,6% dos entrevistados que se acham despreparados para disputar as vagas de emprego que serão abertas pelo setor de petróleo e gás na região responderam que o motivo é a falta de qualificação profissional.
O levantamento faz parte do Projeto Baixada Santista 2021 ­ Os Desafios para a Próxima Década, desenvolvido pelo IPAT e pelo Instituto Impacto. Ao todo 1.200 moradores das nove cidades da região foram ouvidos. A pesquisa foi divulgada na edição do último domingo de A Tribuna.

Na busca por soluções para esse problema, que é considerado um dos principais entraves para o desenvolvimento social da Cidade, a Comissão Municipal de Emprego de Cubatão (Comec) inicia nesta quarta-feira dois dias de debates sobre os desafios da qualificação da mão de obra e da adequação do profissional no mercado de trabalho.
O seminário acontece no Bloco Cultural de Cubatão e a abertura oficial será às 15h30.No primeiro dia, as palestras ficam a cargo de representantes das entidades sindicais. Estão confirmadas as presenças de Paulo Sabóia, presidente estadual da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB); Herbert Passos, coordenador regional da Força Sindical; Francisco José Nogueira, coordenador da CUT na Baixada Santista; e Rogério Giannini, secretário estadual de Relações do Trabalho da CUT.
Na quinta-feira, também a partir das 15h30, falam Cláudio Luna Scalise, coordenador da Comissão Técnica de Recursos Humanos do Ciesp; Garabed Kenchian, pró-reitor de extensão do Instituto Federal de São Paulo; Marco Antonio Oliveira, da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia; Cesar Concone, economista da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho; e Ricardo Terra, da Divisão Técnica do Senai-São Paulo. O evento é aberto ao público.

Fonte: A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário