quarta-feira, 13 de julho de 2011

Parque ecológico oferece visitas monitoradas gratuitas

Grupos podem agendar passeio

Durante as férias escolares de julho, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Parque Ecológico Cotia-Pará, em Cubatão, continua oferecendo visitas monitoradas em dois períodos: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Para participar, basta agendar o passeio pelo telefone 3372-2342 ou pelo e-mail neacotiapara@yahoo.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Não há cobrança de ingresso.

Acompanhados de educadores e monitores, os grupos caminham por trilhas até o manguezal, recebem informações sobre a importância da reciclagem e conhecem detalhes sobre a fauna e a flora da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O NEA conta com educadores ambientais, biólogos e estagiários da Escola Técnica Estadual (Etec), que atuam como monitores. “Ao agendar a visita, o responsável pelo grupo pode indicar o seu interesse. Dessa forma, o trabalho será focado no tema”, informou a professora responsável pelo núcleo, Nancy Canelas.

No miniauditório do NEA, os visitantes podem assistir a filmes e curtas de animação sobre a questão ambiental e recebem explicações sobre a vida nos mares, rios e manguezais. Com o apoio de reproduções em displays (mostradores), os monitores detalham o ciclo de vida de vários animais, de cobras a insetos. Mas o contato não se restringe a vídeos, fotos ou painéis. Os visitantes podem apreciar os bichos no zoológico do parque. Há jacaré, tartarugas, macacos e uma infinidade de aves típicas da Mata Atlântica.

Visitação – O número de crianças e adultos que participaram de atividades monitoradas cresceu quase 14% nos últimos dois anos. Enquanto em 2009 foram 5.572 visitantes, em 2010 foram recepcionados 6.467 estudantes e grupos da comunidade pelo NEA.

Atualmente, o maior número de visitas monitoradas envolve alunos da rede municipal de ensino. No entanto, a cada ano mais escolas particulares, inclusive da Capital, estão descobrindo o potencial do parque para incrementar suas ações em sala de aula. Em 2008, foram 70 alunos de instituições particulares. Já em 2009, esse número saltou para 133. E, em 2010, o NEA recebeu 329 alunos de escolas privadas, uma viariação de 370% em três anos.

Nancy Canelas faz questão de frisar que não há cobrança de qualquer tipo de taxa para os grupos. E ressalta que o NEA recebe não apenas estudantes. Grupos ligados a organizações não-governamentais (ONGs), projetos sociais ou da terceira idade também podem agendar a visita.

Fonte:: Melchior de Castro Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário