quarta-feira, 3 de abril de 2013

Governo Federal deve ajudar Cubatão

 

Epidemia de dengue, registros de viroses e doenças de pele posteriores às enchentes, crise financeira e paralisação de médicos no único hospital municipal. Definitivamente, a saúde pública em Cubatão não atravessa uma boa fase. E a esperança é de que o Governo Federal ajude a minimizar o caos.

A sobrecarga no setor é analisada, desde a manhã desta segunda-feira, pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), do Ministério da Saúde. O levantamento, elaborado por quatro técnicos do órgão, fornecerá subsídios para a liberação de auxílio imediato da União ao Município.

Com base no relatório, a pasta irá definir a estratégia necessária para que Cubatão enfrente as atuais deficiências no setor, como envio de profissionais, medicamentos ou verbas. A previsão é que o estudo seja concluído na quarta.

A visita técnica foi determinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, após reunião com a prefeita Marcia Rosa, na quinta-feira, quando ela comentou sobre o rompimento de contrato com a administradora do Hospital Municipal, definido na última semana entre Prefeitura e Pró-Saúde (gestora do complexo hospitalar) e a redução de gastos no setor, devido à contenção de gastos das finanças públicas.

Nesta segunda-feira, técnicos federais reuniram-se com profissionais da Secretaria de Saúde para levantar dados do setor e colher informações sobre as necessidades urgentes da Cidade. À tarde, visitaram equipamentos públicos e áreas de riscos.

Fonte: Eduardo Brandão/A Tribuna de Santos


        Nenhum comentário:

        Postar um comentário