terça-feira, 23 de abril de 2013

Turistas visitam Cota 200 e Cubatão quer criar turismo comunitário

Segunda-feira, 22 de abril de 2013 - 16h33
Cubatão

 

Um grupo de 34 turistas visitou o bairro da Cota 200 neste fim de semana, no início de um programa de visitas monitoradas que começou no sábado. Os visitantes puderam conferir o projeto de intervenção artístico-urbana realizado pelos alunos do Ateliê Arte nas Cotas.

Segundo a Prefeitura, a visita monitorada deu o pontapé inicial para que o projeto Turismo Comunitário, ou de Base Comunitária, seja intensificado na cidade.

O grupo de turistas era formado por moradores de várias cidades da região e foi recepcionado na entrada da Fabril, em uma casa onde funciona o Ateliê Arte nas Cotas.

Os visitantes conheceram um pouco sobre as técnicas aplicadas pelo pessoal do ateliê nas intervenções urbanas, como o estêncil, que consiste na aplicação de tinta com rolo para preencher a moldura vazada, feita em plástico ou papelão, e o mosaico, construção de figuras com pedaços de pastilhas e azulejos. Depois, seguiram em caminhadas até a Cota 200.

No caminho, na passarela sobre a Via Anchieta, chamou a atenção do grupo o colorido das casas. Até agora, 50 residências e comércios, além de muros, receberam as pinturas diferentes e a previsão é de que, até o fim do processo de urbanização, outras 150 casas sejam contempladas com a visita do pessoal do ateliê, além das áreas de lazer como as praças.

Turismo Comunitário
De acordo com a Prefeitura, a visita de sábado deu início à implantação do Turismo Comunitário em Cubatão. O objetivo é divulgar comunidades urbanas e projetos sociais. ''Muitas vezes, subimos e descemos a Serra do Mar pela Via Anchieta ou pela Imigrantes e nunca temos a oportunidade de saber como é a comunidade das Cotas por dentro”, afirma Renato Marchesini, gerente de projetos na Caiçara Expedições, que agendou a visita-piloto às Cotas. A próxima turma que irá conhecer o Ateliê será um grupo de estudantes de Gestão Ambiental, de uma universidade do ABC.

O passeio incluiu ainda uma parada em um mirante, que fica em uma pequena praça construída para a comunidade, bem no alto do bairro. De lá, é possível contemplar o encontro das duas pistas da Rodovia dos Imigrantes, a serra, a Via Anchieta acima, e ao longe, as cidades de Cubatão, Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande.

Fonte: A Tribuna On-line 

Nenhum comentário:

Postar um comentário