quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Emprego Público representa 21% do total de vagas formais

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou nesta terça-feira (15) um estudo que mede a presença do Estado nas 5.564 cidades do Brasil. O levantamento mostra que dos cerca de 40 milhões de empregos formais existentes no país em 2008, 8,3 milhões eram ocupações públicas, ou seja, servidores municipais, estaduais ou federais da administração direta ou indireta. O número corresponde a uma parcela de 21% do total do país e, de acordo com o Ipea, cresceu nos últimos anos.


Para fazer a análise, o instituto de pesquisa reuniu dados já consolidados de outros órgãos do governo, como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ministérios e autarquias. Além do trabalho, o Ipea mediu itens como o acesso ao sistema de saúde público, onde não existe escola, bancos, entre outros.

Na questão do emprego público, o instituto avalia que o crescimento das cidades e o desenvolvimento do país justificam o “inchaço” das administrações públicas e faz comparação com países da Europa, em que o emprego público também corresponde a uma parcela significativa do mercado de trabalho, sem deixarem de ser competitivos economicamente.


No Brasil, a maior parte destes empregos públicos está concentrada no Sudeste, com 41%, e no Nordeste, com 26,5%. O Sul representa 14,6%, o Centro-Oeste 9,1% e o Norte 8,6%.

Já a proporção entre emprego público e ocupações formais é maior na região Norte (38,2%), seguida pelo Nordeste (33,1%), Centro-Oeste (29,3%), Sudeste (15,7%) e Sul (15,1%).


No que se refere à distribuição do emprego público nas esferas de governo, a esfera municipal concentra 53% dos empregos públicos, seguida pelas esferas estadual (38,2%) e federal (8,2%) e pelas empresas estatais (0,6%).

A divisão entre os três Poderes mostra que é no Executivo em que a maior parte dos empregos públicos estão concentrados, com 79% do total. O Legislativo reúne apenas 1,7% deste total e o Judiciário, cerca de 2,7%. Na administração indireta, estão cerca de 8% dos empregados do setor público de todo o país e as empresas estatais reuniam 8,4% do total de empregos públicos.

Fonte: Jornal Acontece/11/12/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário