sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Economia brasileira cresce 0,8% no 2º trimestre de 2011, mostra IBGE






A economia brasileira cresceu 0,8% no segundo trimestre de 2011 sobre os três primeiros meses deste ano, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (2). O Produto Interno Bruto (PIB), em valores correntes, chegou a R$ 1,02 trilhão no período.

No segundo trimestre, o destaque ficou com o setor de serviços, que mostrou crescimento de 0,8%, seguido pela indústria, 0,2%. Já a agropecuária recuou 0,1%.

No primeiro trimestre, a expansão da economia fora de 1,2% sobre os três meses anteriores, segundo revisão do IBGE. Na divulgação de junho, o número anunciado fora 1,3%.

“Olhando todas as taxas, a gente vê que houve uma desaceleração do crescimento. Continuamos crescendo, porém mais devagar”, disse Rebeca de La Rocque Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE. "O setor agropecuário e a indústria puxaram o PIB para baixo, desacelerando em relação ao primeiro trimestre.”

Olhando todas as taxas, a gente vê que houve uma desaceleração do crescimento. Continuamos crescendo, porém mais devagar"Rebeca de La Rocque Palis, gerente do IBGENa comparação com o segundo trimestre do ano anterior, o PIB cresceu 3,1%, com destaque partindo também do setor de serviços, com alta de 3,4% e, na sequência, aparece a indústria, com crescimento de 1,7%. Agropecuária não mostrou variação. "Com relação à pecuária, o embargo russo também contribuiu para a queda na produção", disse Rebeca.

No primeiro semestre, a economia brasileira teve expansão de 3,6%, segundo o IBGE.

Fonte:  G1, em São Paulo e no Rio









Nenhum comentário:

Postar um comentário