quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mangue vira nova moeda na Vila Esperança

Cubatão

A Vila Esperança agora tem uma moeda própria: o mangue. As primeiras cédulas desse sistema financeiro comunitário começaram a rodar no bairro na semana passada e já são aceitas por cinco estabelecimentos comerciais. Foram confeccionadas notas de 1, 2, 5 e 10 mangues.

As cédulas têm o tamanho de um cartão de visitas e, assim como o real, cada uma recebeu uma imagem, só que de um animal que vive nos manguezais. A moeda local é resultado de uma iniciativa das associações comunitárias Cubatão de Bem com o Mangue e Rádio Comunitária Nova Esperança, que se espelharam no sistema de economia solidária.

O esquema funciona da seguinte forma: os moradores recolhem lixo reciclável que é despejado no meio ambiente ou utilizado em suas residências e levam até a sede das duas associações. Esse lixo é trocado por mangues de acordo com a quantidade. Os mangues funcionam como uma moeda local e são aceitos como dinheiro nos estabelecimentos comerciais que aderirem ao projeto. Atualmente, estão credenciados uma padaria, uma peixaria, um salão de beleza e dois minimercados.

Fonte: A Tribuna On-line/Thiago Macedo






Nenhum comentário:

Postar um comentário