quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

EM DEZ DIAS, HOSPITAL MUNICIPAL REALIZA 19 PARTOS13/12/2017

Fundação anuncia números de procedimentos nos primeiros dias de funcionamento da unidade. E ampliação no atendimento
 
A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), que passou a administrar o Hospital Municipal de Cubatão, divulgou nesta terça-feira (12), um balanço dos primeiros dias de atividades do Hospital, que voltou a operar com atendimentos de média complexidade, compreendendo 75 leitos voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS), maternidade, centro cirúrgico e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

De 2 a 11 de dezembro, foram realizados 19 partos, sendo 11 normais e 8 cesáreas. A maternidade conta com acolhimento e classificação de risco, triagem que torna mais seguros os procedimentos para o parto. As crianças passam pelos testes obrigatórios (pé, orelha, quadril, olho, coração e lingua), tipagem sanguínea e vacinação.

Foram realizadas 26 internações de adultos (18 altas); 29 admissões materno-infantis (22 altas). Na UTI, foram 10 admissões (6 altas); uma admissão na UTI pediátrica e uma admissão na UTI neonatal. Nesse período, foram realizados 10 procedimentos cirúrgicos.

Durante encontro de Planejamento Estratégico para 2018 da Secretaria de Saúde, realizado nesta terça-feira no auditório da Câmara Municipal, o superintendente do Hospital Municipal, Abner Moreira de Araújo, anunciou que a unidade inicia ainda nesta semana o agendamento de exames clínicos para atender a demanda da Secretaria de Saúde. A equipe da secretaria está entrando em contato com os munícipes que têm pedidos de exames para agendar ou confirmar se os testes já foram feitos, com o objetivo de evitar a inutilização de horários e vagas.

O superintendente contou também que o tomógrafo do hospital já está em funcionamento, após esperar por uma peça importada. Mesmo assim, o equipamento será substituído por outro com tecnologia mais avançada. Além dos leitos SUS, o hospital abrirá no dia 22 mais 50 leitos para convênios. "Na parte clínica, não haverá diferença entre SUS e convênios: a equipe será a mesma e serão usados os mesmos medicamentos e tecnologia", garantiu.

A secretária de Saúde de Cubatão, Andrea Pinheiro Lima, destaca o impacto da reabertura do hospital nas demais unidades da Saúde: "Estamos vendo que uma pessoa chega ao Pronto Socorro (PS) ou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, com apendicite, e é encaminhada para atendimento, dentro dos critérios da regulação. É, sem dúvida, uma segurança muito grande para a população".

Ela ainda anunciou que, além dos exames, já em janeiro o Hospital Municipal passa a agendar consultas para cirurgias eletivas. "A secretaria tem diariamente fiscalizado a oferta de leitos, atendimentos e vagas disponibilizadas e estamos atentos a quaisquer ajustes que sejam necessários, tanto no atendimento, quanto na estrutura do hospital".
Ao longo de 2018, a FSFX implantará ainda atendimentos de complexidade como quimioterapia, câmara hiperbárica e hemodiálise.
Fonte: Alessandro Atanes - MTb 650/96 DRT-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário