sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ALL pode desmembrar vagões dos trens para evitar fechar saídas de Cubatão

Reivindicação

A América Latina Logística (ALL) estudará a possibilidade de desmembrar os vagões dos trens quando eles estiverem parados em Cubatão. O objetivo é evitar fechar as entradas e saídas do município. A proposta foi colocada em pauta durante reunião entre representantes da empresa, da Prefeitura e de moradores da Vila Padre Manoel da Nóbrega, no gabinete do presidente da Casa de Leis, vereador Donizete Tavares do Nascimento (PR). O encontro foi realizado na tarde de quarta-feira (3/8).

Atualmente, quando o trem para aguardando que outra composição passe no sentido contrário, as saídas de Cubatão (avenidas Joaquim Miguel Couto, Henry Borden e rua Paraíba) ficam fechadas e os moradores, isolados. Já houve o caso de uma ambulância não chegar ao bairro para socorrer um morador por conta do trem que estava parado.

Os moradores da Vila Padre Manoel da Nóbrega têm outras reclamações em relação aos trens da ALL. Há anos, eles não sabem o que é dormir uma noite inteira sem barulhos. Os trens mantêm as atividades durante 24 horas e buzinam quando estão passando em regiões urbanas. Embora o objetivo seja a segurança, os moradores sofrem com o barulho e precisam tomar calmantes para dormir ou utilizar protetores auriculares.

O vereador fez a reunião em seu gabinete para tentar resolver o problema. "Os moradores sofrem há bastante tempo. Sabemos da dificuldade de solucionar 100% das questões, mas vamos trabalhar pra encontrar um ponto de acordo entre todos", disse.

Soluções

O analista de relações corporativas da ALL, Tiago Guidelli, afirmou que em relação às paradas do trem, vai verificar se conseguirá abrir o trem quando ele estiver parado no município, como ocorre atualmente em Santos. "Um dos grandes problemas aqui é o vandalismo. Evitamos fazer isso, porque há risco de roubos de cargas também. Mas vamos estudar esta possibilidade", disse.

Em relação ao barulho, ele explicou a necessidade da buzina por conta da segurança, mas também afirmou que irá estudar com a Prefeitura formas de diminuir o problema aos moradores. Entre as possibilidades levantadas, estão a construção de cancelas, com a contratação de canceleiros, e a construção de trincheiras, que seriam caminhos sob os trilhos dos trens. "Com isso, diminuiria a necessidade da buzina", afirma.

O diretor de Obras Públicas da Prefeitura, Carlos Roque, afirmou que entrará em contato com a ALL para uma nova reunião e que, em seguida, chamará os moradores para conversar. "Temos um bom relacionamento com a empresa e eles sempre nos atendem. Vamos verificar as melhorias possíveis e depois apresentar para os moradores", garantiu.

Fonte: Câmara Municipal de Cubatão


Nenhum comentário:

Postar um comentário