quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Com expansão do PIB acima de 5%, Mantega vê 'descolamento' do Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (4) que o Brasil terá um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 5% em 2010 e avaliou que isso representa um "descolamento" da economia brasileira frente a outros países.

Segundo Mantega, o Brasil está em destaque no mundo por conta da geração de empregos. Após criar 995 mil empregos em 2009, ele disse que o país deverá abrir mais de 1,6 milhão de vagas formais em 2010.

"Proporcionalmente, estaremos criando mais empregos do que a China, mas não em valores absolutos. E sim como um percentual de nossa mão de obra. A previsão de 1,6 milhão de postos [para 2010] é conservadora. Provavelmente será mais do que isso", afirmou.

De acordo com o ministro, "poucos países" terão, a partir de 2010, crescimento econômico "forte e consistente". "O Brasil está entre eles. Está havendo um descolamento do crescimento do Brasil em relação a outros países", disse.


Guido Mantega disse que a China e Índia também terão crescimento alto, mas lembrou que a previsão de expansão da União Europeia é de 1% para este ano, e do Japão é de 1,7%.


Fonte: Alexandro Martello - G1-Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário