quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Comportas do Rio Pequeno podem ser abertas na próxima segunda-feira

Represa Billings

O teste de abertura das comportas do sangradouro do Rio Pequeno, que deságua no Perequê, pode acontecer na próxima segunda-feira com acompanhamento do Comitê de Monitoramento Integrado, formado por representantes da prefeitura de Cubatão e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae).

Técnicos dos dois órgãos se reuniram na manhã desta terça-feira na sede da Usina Henry Borden para iniciar as tratativas técnicas que precederão a abertura do vertedouro da represa Billings pelo Pequeno-Perequê.

No encontro, os técnicos explicaram que, inicialmente, a descarga das comportas será de cinco metros cúbicos por segundo, podendo chegar a uma vazão de 30 m³ por segundo. O aumento ou a diminuição da vazão será controlado com base nas informações obtidas por meio de monitoramento do comportamento do rio em diversos pontos já pré-definidos pelo comitê.

A Emae realiza na manhã desta quarta-feira um sobrevoo de reconhecimento do curso das águas do Pequeno-Perequê e seus pontos críticos.

Durante a reunião também ficou estabelecido que as medições feitas pela Defesa Civil serão readequadas em relação ao nível do mar, para que sejam relacionadas com os demais indicadores utilizados atualmente pela Emae.

Rio das Pedras

Na última quinta-feira, a Emae abriu a segunda comporta do reservatório do Rio das Pedras (foto), que compõe o sistema da represa Billings. No dia 23, a primeira das três comportas da Billings foi aberta por ordem da Justiça, em função do volume de água que aumentava por causa das chuvas.

Fazem parte do Comitê de Monitoramento Integrado o secretário chefe de Gabinete da prefeitura, Gerson Rozo; o secretário de Meio Ambiente, Vanderlei Oliveira; o coordenador da Defesa Civil de Cubatão, José Antonio dos Santos; e, representando a Emae, os técnicos Nassim Miguel Caram, Paulo Sergio Ponti, Leilton Santos da Silva e Antonio Roberto Hohmuth.

Fonte: A Tribuna On-Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário