sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Emae realiza simulado de abertura da comporta do Perequê Pequeno


A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) realiza nesta sexta-feira um simulado, sem a vazão de água, da abertura das comportas do vertedouro Perequê Pequeno da represa Billings. A ação avaliará a "rapidez e eficácia" do sistema de comunicação entre os representantes da Emae e técnicos da Prefeitura de Cubatão.

O objetivo, segundo explicou Gerson Rozo, líder da comissão municipal que acompanha o processo de abertura das comportas, é afastar qualquer possibilidade de falha ou interferência "que possa vir a comprometer o teste real", marcado para a próxima segunda-feira, às 9 horas.

O horário do simulado desta sexta-feira não foi divulgado e não será aberto à Imprensa. A Billings possui três pontos de descarga. Desde o início do período de chuvas, a Emae manteve a descarga pelo vertedouro da Usina Henry Borden na sua capacidade máxima de 150 metros cúbicos por segundo (m3/s).

No último dia 23, a empresa abriu duas, das três comportas do Reservatório Rio das Pedras, que foram fechadas quarta-feira passada após o nível da represa se estabilizar.

Mesmo com o nível da água retornando a padrões considerados normais, a Emae afirma que o teste no Perequê Pequeno é fundamental para avaliar as condições do vertedouro, que não é aberto desde 1996. Por causa do simulado e do teste da segunda-feira, o Parque Perequê ficará fechado até a próxima sexta-feira.

Fonte: A Tribuna On-Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário