quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Comportas do reservatório do Rio das Pedras são fechadas


As duas comportas do reservatório do Rio das Pedras, interligado à Represa Bilings foram fechadas na tarde desta quarta-feira. A decisão, segundo o gerente de produção da Henry Borden, Nassim Miguel Karam, foi tomada após a empresa verificar que o nível da represa está dentro do níveis aceitáveis de segurança.

A abertura das comportas foi definida no último mês, devido ao aumento do volume de água do Rio Cubatão. A decisão foi tomada como medida de precaução à comunidade, que poderia enfrentar possíveis enchentes. Na época, a autorização para a abertura provocou, também, manifestação de populares, que protestaram – portando bóias e trajes de banho – contra a medida no portão de entrada da EMAE.

Com as comportas fechadas é perceptível que a queda d'água no alto da serra já diminuiu bastante. Mas, segundo Karam, a água que continua caindo vem das contribuições naturais ao longo da serra para o leito das pedras.

Apesar da chuva na Baixada Santista ter dado uma trégua, o mau tempo em São Paulo ainda preocupa as autoridades."Precisamos ficar atentos aos níveis de segurança aceitáveis. Caso a chuva atinja a Baixada, precisamos novamente alterar a estrutura do rio das pedras".

Karim revela ainda que na próxima semana, a empresa irá programar junto com a comunidade e com a prefeitura, a abertura das comportas do Rio das Pedras e das comportas do Pequeno Perequê.

"É importante fazer um teste para sabermos do comportamento da água pelo leito do Rio Pequeno Perequê, onde nós vamos fazer todo um monitoramento ao longo do rio, ao longo da estrutura e aqui na chegada da água de Cubatão. Com isso teremos todo o controle e monitoramento para analisarmos medidas de prevenção", ressalta.

Fonte: A Tribuna On-Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário