quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Núcleo de Estudos Socioeconômicos apura alta da inflação em Santos

Levantamento

 
Produtos, serviços e tributos que tradicionalmente pesam mais no bolso dos trabalhadores em janeiro tiveram aumentos mais agressivos no mês passado. Segundo o Núcleo de Estudos Socioeconômicos (Nese) da Unisanta, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) santista subiu 0,9% no mês passado.

Nos 12 meses de 2009, o indicador registrou 3,59%. Um dos motivos para o aumento acentuado dos preços em janeiro é o IPTU, que subiu 4,2%.Também pesaram na renda das famílias a inflação dos serviços domésticos ­ os diaristas tiveram um aumento médio de 7%.

O subgrupo de equipamentos do domicílio também puxou a inflação, com 1,5% de aumento. TV em cores subiu 4,2%, máquinas de lavar roupas, 11,5%, fogões, 4,8%, e celulares, 9,9%. No grupo alimentação, o destaque fica com verduras ­ alta de 21,3%, devido às chuvas intensas que atingiram as plantações. Derivados de leite subiram 2% e os cafés e achocolatados, 2,03%. O açúcar e enlatados/ conservas tiveram altas mais acentuadas, respectivamente de 7,7% e 12,17%.

O leite longa vida aumentou 4,7%. No grupo transportes, o único destaque é o álcool combustível, com alta de 13,1%. Em saúde, houve estabilidade, sem inflação ou deflação. Em vestuário, ocorreu queda generalizada de preços ­ roupas femininas caíram 0,24% e as masculinas, 1,89%. Em educação, as mensalidades escolares subiram 5,89%, mas a categoria foi compensada pela deflação dos livros didáticos, que tiveram redução de -4,3%. O material escolar também está mais barato ­ caiu 2,65%. Porém, segundo o Nese, a deflação se deve à alta que esses produtos tiveram em dezembro.
 
Fonte: A Tribuna On-Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário