segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Em março, Lula vem a Cubatão para inaugurar Usina


O presidente Lula inaugura oficialmente, dia 10 de março, a Usina Termelétrica Euzébio Rocha, instalada na Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão, que opera em fase de testes desde dezembro do ano passado.

A obra faz parte de uma série de empreendimentos iniciados desde 2007 pela Petrobras na refinaria de Cubatão e que terão continuidade já assegurada até 2013, segundo anunciou o gerente-geral da RPBC, William França da Silva, nesta sexta-feira à tarde ao expor os investimentos da empresa na cidade, pelos próximos três anos, à prefeita Márcia Rosa e secretários municipais, entre eles o de Indústria e Comércio, Benito Santiago.

Somente neste ano, serão gerados 8.400 empregos com a contratação de empresas que fornecerão trabalhadores para concluir os empreendimentos em curso - acompanhamento dos testes na usina a gás, obras da Carteira de Gasolina com baixo teor de enxofre, adequação ao Plangás, construção do novo centro administrativo e manutenção.

França disse à prefeita que está recomendando aos responsáveis por essas empresas que contratem preferencialmente trabalhadores residentes em Cubatão e, não havendo disponibilidade, na Baixada Santista. A Petrobras é uma das signatárias do Pacto pelo Emprego, lançado em março de 2009 pela prefeita com o objetivo de garantir os empregos na cidade para os trabalhadores locais, sendo a contratação feita no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da cidade.

Cubatão

De acordo com William França, dos trabalhadores contratados em 2009 e mantidos neste ano nas obras da RPBC, 60% são residentes em Cubatão, 28% em outras cidades da Baixada Santista e 12% em outros municípios. Satisfeita com o resultado do encontro, a prefeita Marcia Rosa destacou a parceria que a empresa tem firmado com o governo municipal, ajudando a reformar o PAT e o Teatro Municipal, e em vários projetos nas áreas de esporte, cultura, educação e empregos. Marcia Rosa disse conta com a ajuda da Petrobras para acabar com a prática adotada por alguns trabalhadores que, sendo moradores de outras localidades, conseguem obter documentos cedidos por moradores locais para atestar que residem em Cubatão.

Usina

A Petrobras investiu R$ 1,032 bilhão na construção da Usina Termelétrica Euzébio Rocha (UTE, em Cubatão. A usina terá capacidade instalada de 208 MW, produzindo eletricidade e 415 toneladas diárias de vapor de água a partir de gás natural. Vai suprir a Refinaria Presidente Bernardes- Cubatão e vender o restante da energia para o Sistema Integrado Nacional (SIN), que distribui esses recursos pelo País.

A principal característica que diferencia a UTE Euzébio Rocha é a alta produção de vapor, que a torna a termelétrica com maior volume de vapor do parque de geração da Petrobras. Além disso, a usina torna a refinaria praticamente imune ao efeito dos apagões no sistema nacional de energia. Para produzir energia elétrica e vapor tendo como fonte o gás, o consumo da usina Euzébio Rocha é de 1,2 milhão de m 3/dia de gás natural dos poços de Merluza e Lagosta, localizados na Bacia de Santos.

A obra é integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi visitada em 11 de maio pelo presidente da República. Foi iniciada em 2007 e concluída em dezembro, com uma antecipação de quatro meses.
 
Fonte: A Tribuna On-Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário