quinta-feira, 18 de março de 2010

Cubatão oficializa Grupo Afrobanda como primeiro Ponto de Cultura da Cidade

Sociocultural


O Grupo Afrobanda é o primeiro Ponto de Cultura de Cubatão, com sede na Vila Natal. O espaço sociocultural faz parte do Projeto Mais Cultura do MinC (Ministério da Cultura) e garante o repasse de R$ 185 mil para manutenção e investimento.

A abertura da festa ficou por conta dos jovens da Afrobanda, que realizaram uma apresentação diferente, tirando sons do próprio corpo. O grupo foi um dos 300 espaços socioculturais escolhidos no país para integrar os Pontos de Cultura, dentro de um edital lançado pelo MinC.

“Para nós, sermos escolhidos é uma honra muito grande, afinal, temos apenas três anos de vida! A Afrobanda quer simplesmente mostrar a cultura que é feita em Cubatão”, afirmou Milton Custódio Simões, coordenador do projeto.

Os jovens também fizeram uma apresentação de percussão e outra, com danças, onde mostraram elementos folclóricos interpretando a história de “Maculelê”. Instalado no Centro de Capacitação Comunitária da Vila Natal, o programa oferece aulas de percussão e dança a jovens da cidade.

Embalados principalmente pelos ritmos afrobrasileiros, cerca de 40 adolescentes se dedicam à pesquisa e apresentação deste tipo de repertório. A Afrobanda inclui um grupo de dança e 27 músicos na percussão, trompete, trombone, saxofone, contrabaixo, guitarra, teclado e canto.

Para se transformar em um ponto de cultura da cidade é preciso ser uma organização de sociedade civil que desenvolva atividades culturais transversais, além de ter uma gestão compartilhada entre entidade, poder público e comunidade. Atualmente há cerca de 2.500 Pontos de Cultura espalhados em todo território brasileiro.

Fonte: A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário