terça-feira, 20 de abril de 2010

Analfabetismo pode acabar no País até fim da década

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2008 (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam para a erradicação do analfabetismo no País até o final desta década. Atualmente, a taxa é de 10% entre a população com mais de 15 anos.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Brasil cumprirá o acordo assinado em 2000 na Conferência Mundial de Educação, em Dacar, que prevê a redução da taxa de analfabetismo em 50% até 2015. "Isso significa levar a taxa para 6,7% até 2015, o que nos permite prever que até o final da década o analfabetismo estará erradicado no Brasil. Por erradicado, devemos entender uma taxa de menos de 4% (de analfabetos na população maior de 15 anos), o que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) considera um indicador aceitável", disse o ministro no último dia 15.

Haddad ressaltou que uma das dificuldades para combater o problema é que ele atinge principalmente a população idosa que vive em cidades pequenas ou no campo. "Na população de 15 a 17 anos, o analfabetismo já é de apenas 1,7% e pode ser considerado erradicado. Na população de 18 a 24 anos, estamos com um percentual de 2,2% de analfabetos", comparou.

Uma pesquisa com as turmas do programa Brasil Alfabetizado apontou que 75% dos alunos têm algum problema de visão. Segundo o ministro, por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde, serão distribuídos óculos de grau ou oferecido tratamento para estudantes com alguma deficiência visual.

Atualmente, 1,9 milhão de jovens e adultos estão matriculados no programa Brasil Alfabetizado. Do total, 1,6 milhão frequentam as salas de aula.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário