quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sete das nove famílias atingidas voltam para as suas casas

A Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec) informou que, após as ocorrências registradas em função da chuva que afeta a região desde o final de semana, sete das nove famílias prejudicadas já retornou para suas casas. No momento, duas estão abrigadas na Igreja Cristo Vem.

Nesta terça-feira, a Comdec registrou deslizamento de taludes no Grotão, Cota 200 e no Sítio dos Queirózes, onde ocorreu queda de vegetação. A comissão realizou vistorias nestes pontos e não foi necessário a remoção de moradores dos locais.

Equipes da Limpeza Urbana da Secretaria de Meio Ambiente foram acionadas para remover o material.

O Plantão Técnico da Defesa Civil esteve no Pilões e registrou que a calha do Rio Cubatão/Pilões voltou ao normal, ainda que algumas residências permaneçam alagadas.

Mantiqueira

Conforme informações divulgadas pela Prefeitura de Cubatão no final da manhã desta terça-feira, a área conhecida como Pedreira Mantiqueira, no sopé da Serra do Mar, onde residem 115 famílias (total de 429 pessoas) foi a mais prejudicada com as intensas chuvas ocorridas durante segunda e terça-feira.

Houve ali oito deslizamentos de terra que provocaram quedas de árvores cuja retirada está sendo realizada por funcionários da Secretaria de Meio Ambiente. As informações são da Comdec, que fez a vistoria em toda a área afetada.

Após vistoria realizada na manhã de terça-feira no local por equipes da Secretaria Municipal de Obras, Secretaria de Meio Ambiente e Comdec, foi definida a remoção das famílias de sete casas, com 21 pessoas, entre adultos e crianças.

Elas foram abrigadas no Centro Comunitário ou em casas de parentes e estão sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A prefeitura de Cubatão entrará em contato com o Governo do Estado para verificar a possibilidade destas famílias passarem a receber o Auxílio-Moradia no valor de R$ 400,00.

Ainda que não tenham atingido casas, os deslizamentos ocorreram no início do principal acesso à vila, onde grande quantidade de argila, matacões e vegetais interrompeu parcialmente a passagem de pedestres e obstruiu canaletas de drenagem de águas pluviais. A Secretaria de Obras acionará o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para verificar o terreno no local.


Escola

A Companhia Municipal de Trânsito- CMT- precisou isolar esta manhã parte dos acessos à Escola Júlio Conceição, no centro, devido à queda de uma árvore, na calçada próxima do estabelecimento de ensino, cujos galhos atingiram a rede de energia elétrica.Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da CPFL foram mobilizadas para o corte da árvore e consequente liberação dos fios.

Fonte: A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário