quinta-feira, 22 de abril de 2010

Às margens do Rio Cubatão, Torneio de Pesca da Tainha reúne 131 participantes em sua 9ª edição

Disputa

O mar não estava para peixe nesta quarta-feira em Cubatão. Quem disse isso foram os próprios pescadores que participaram do 9º Torneio da Pesca de Tainha, realizado às margens do Rio Cubatão. Mas, mesmo com a maré desfavorável, o dia foi de festa entre os participantes.

De acordo com a organização do evento, 131 pescadores compareceram à tradicional disputa, que não tem preconceito. Todos são premiados. Ganha troféu quem pesca o maior peixe, o menor peixe, quem pesca mais e até quem não pesca nada. A festa já virou uma atração tradicional da Vila Beira Rio, um pequeno núcleo habitacional às margens do Rio Cubatão.

“Isso aqui é um lugar maravilhoso. Há alguns anos isso era um lugar poluído, mas hoje é cheio de vida. Com o torneio conseguimos integrar os moradores do bairro e da Cidade inteira. Tem até gente do ABC Paulista”, disse Nilson Nunes, membro do Bloco Unidos do Centro, clube que reúne representantes dos moradores do Centro de Cubatão e organiza o torneio

O primeiro a pescar uma tainha foi Auri Zacarias da Silva. Morador da Cota 95, Auri pode ser considerado um “local” do Rio Cubatão. Ele pesca nesse lugar há vários anos e conhece bem as suas características. “Venho muito aqui. A pena é que a maré subiu e a água do mar voltou dificultando a pesca. Mas está muito bom”.

O peixe de Auri não era dos maiores, mas veio na hora certa e fez com que ele pescasse a primeira tainha do torneio. Como um bom cubatense e amante da cidade, como ele se classifica, Auri pede que o Poder Público olhe para as margens do Rio Cubatão. “O ideal é que esse local recebesse infraestrutura, pois tem um grande potencial para o turismo de pescadores”.

Fonte: A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário