terça-feira, 20 de abril de 2010

Cubatão lança programa para tornar ruas mais acessíveis a pessoas com Deficiência

Cidadania

A Prefeitura lançou na segunda-feira o programa “Cubatão Acessível”, que prevê várias medidas para facilitar o direito de ir e vir de pessoas com deficiência. Na ocasião, foram assinadas ordens de serviço para a contratação das obras de instalação de elevadores no saguão no Paço Municipal e nas escolas municipais com dois andares, além do início da implantação da Rota Acessível na Avenida 9 de Abril.

Segundo a Prefeitura, a Avenida 9 de Abril será a primeira via da Cidade totalmente adaptada para uso de pessoas com deficiências, dotada de semáforo sonoro, piso podotáctil direcional, rampas, guarda-corpo e calçadas rebaixadas e telefone TDD (com dispositivo para surdos).

As Ordens de Serviço (OSs) são destinadas a ampliar o processo de acessibilidade no Município e da adesão oficial à Campanha “Acessibilidade, siga essa ideia” — do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos, da Presidência da República.

Realizado no saguão do Paço, o evento reuniu munícipes com necessidades especiais e dirigentes de entidades que representam seus interesses, como o vice-presidente do Conade, Isaias Dias, que destacou a importância da iniciativa adotada por Cubatão, lembrando que ampliar a acessibilidade é uma medida benéfica não apenas às pessoas com deficiência — que hoje representam 14,5% da população brasileira —, “mas também às crianças, aos idosos e àqueles temporariamente incapacitados. Além disso, é uma demonstração de que a nossa sociedade respeita e promove a cidadania”.

Fonte: A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário